*A Secretaria Municipal de Educação – Semed de Porto Velho e a Polícia Civil de Rondônia lançaram ontem (24), às 16 horas, na escola municipal Padre Chiquinho, a segunda etapa do projeto Aluno Monitor, que visa oferecer aos alunos treinamento específico para se tornarem monitores de turma.
*A secretária municipal de Educação, Epifânia Barbosa da Silva, destacou que outras seis escolas estão sendo contempladas nesta segunda fase do projeto: Joaquim Vicente Rondon, Engenheiro Francisco Erse, Wadih Darwich Zacarias, Maria Izaura da Costa Cruz, João Ribeiro Soares e Antônio Ferreira da Silva, que sediou a edição piloto, de abril a maio desse ano. “Em cada escola serão atendidos 35 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental”, frisa Epifânia.
*Com o lema “Solidariedade, Cooperação e Justiça”, a ação é desenvolvida em parceria com o Conselho Estadual de Entorpecentes – Conen, com o apoio de diversos colaboradores, a exemplo da Base Aérea de Porto Velho, Corpo de Bombeiros, Departamento Estadual de Trânsito – Detran e das academias Opus Ballet Studio e Shin Taekwondo, além de policiais civis, advogados, psicólogos e outros profissionais e empresas que atuam como voluntários.
*A indicação dos alunos para participar do projeto é feita pelos professores, sendo que as atividades de formação são conciliadas com as aulas do ensino regular. “Dentro do Quadro de Trabalho Semanal – QTS do projeto os alunos têm aulas de hierarquia e disciplina, ética e cidadania, sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, educação ambiental e uso indevido de drogas. Eles também participam de aulas de dança, praticam modalidades esportivas e realizam visitas”, informa o policial civil e idealizador do projeto, Wagner Ferreira Marques.
*Wagner, que também é instrutor do projeto, ressalta que além do acompanhamento na escola, os monitores ainda visitam os alunos aos finais de semana. “A gente cria uma relação de proximidade com os alunos durante as aulas. Acaba se tornando muito prazeroso, tanto pra nós como pra eles”, cita Wagner, acrescentando que os pais têm um papel muito importante, o de avaliar e informar as mudanças de comportamento dos filhos, através de fichas de avaliação.