Faculdade São Lucas inaugura grupos de estudos em geriatria

Faculdade São Lucas inaugura grupos de estudos em geriatria

Faculdade São Lucas inaugura grupos de estudos em geriatria

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*A Faculdade São Lucas inaugurou a primeira ação do Grupo de Estudos em Geriatria e Gerontologia, criado pelo Curso de Fisioterapia. Segundo a idealizadora do projeto, professora Ana Paula Fernandes De Angelis Rubira, o grupo tem como objetivo estudar o envelhecimento humano e a maior inclusão do idoso na sociedade como um ser produtivo, em todos os seus aspectos, visto que o envelhecimento humano é um processo fisiológico e deve ter atenção multidisciplinar. *Segundo a professora, esse é o primeiro grupo de estudos multidisciplinar em envelhecimento humano da Região Norte do País. “A idéia do grupo não se baseia somente em reuniões teóricas sobre aspectos geriátricos e gerontológicos, mas visa também desenvolver ações de extensão e pesquisa onde o foco é a melhor idade”, destacou Ana Paula Rubira. *O Professor Doutor Marcelo Custódio Rubira, coordenador do Curso de Fisioterapia da Faculdade São Lucas, informou que o grupo vem ao encontro da necessidade de divulgar o processo acelerado de envelhecimento da população que o Brasil e o mundo vem conhecendo. “Temos que estar preparados para isso, tentando desmistificar também o envelhecimento como sinônimo de doenças e desafios. Queremos mostrar à população em geral, e não somente aos idosos, que envelhecer com saúde é totalmente normal e possível. Para isso devemos nos preparar desde muito cedo”, observou. O professor Rodrigo Caetano Arantes, mestrando em gerontologia pela PUC/Campinas, acredita que esse é um passo muito importante dado pelo Curso de Fisioterapia e pela Faculdade São Lucas. Arantes destacou que o envelhecimento acarreta alterações limitantes com o aumento da idade e que nem sempre podem ser confundidas como incapacitantes. Segundo ele, a Fisioterapia em Geriatria visa a prevenção, de modo a garantir melhor condição funcional para que o idoso enfrente facilmente e saudavelmente o avançar de seus dias, prevenindo os efeitos prejudiciais da imobilidade, sedentarismo, depressão, quedas, e também visa a reabilitação das doenças que possam se instalar, dentre muitos outros objetivos. *O Professor Doutor José Dettoni, diretor Acadêmico da Instituição, fez a abertura do grupo proferindo algumas palavras sobre a melhor idade: “Ser idoso não significa estar idoso. A idade cronológica, esta sim, vai aparecer ao longo do tempo na face, nas expressões, mas se a mente estiver aberta aos acontecimentos e evoluirmos com eles, seremos sempre jovens”, disse. O grupo é coordenado pelo Curso de Fisioterapia, através do Coordenador Marcelo Custódio Rubira, professora Ana Paula Fernandes De Angelis Rubira e professor Rodrigo Caetano Arantes, tendo ainda a coordenação discente, através de dois alunos do curso, e a coordenação da melhor idade, com a participação de dois idosos.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS