* Com o acréscimo de números de registros de casos de malária, o presidente da Câmara Municipal de Candeias do Jamari, Dejalma da Silva, preocupado com a situação dos moradores que nos fins de semana não podem realizar o diagnóstico e tem que se locomover até o Cemetron no município de Porto Velho para fazê-lo; encaminhou um pedido ao Executivo local para que seja disponibilizada uma equipe de plantonistas na unidade mixta de saúde Santa Isabel. O pedido foi acatado e já foi garantido o trabalho de técnicos de saúde para o atendimento da população ainda esta semana.
*Dejalma quer que a equipe laboratorial atenda aos sábados e domingos. E que nos dias da semana o atendimento seja efetivado das 8:00 às 18:00 horas. ?Queremos minimizar o sofrimento da comunidade que tem se deslocar doentes para fazer exames em Porto Velho, podendo fazê-los aqui mesmo, sem ter que pagar ônibus, e enfrentar filas para ser atendido?, explicou o presidente. Desta forma estamos até contribuindo para desafogar a demanda de saúde nos centros médicos de Porto Velho?, salientou Dejalma.
*Fumacê
* A vereadora Sângela também juntou à pauta de reclamação de Dejalma e pediu ao prefeito ação para combater a malária no município. Doença que segunda a edil é muito endêmica na região e que causa muitos transtornos para a comunidade. ?Os moradores tem que ir até o Cemetron para ?fazer? lámina. O diagnostico bem que poderia ser feito aqui, ampliando os horários e dias de atendimento?, disse a vereadora. Além disso, a vereadora pediu também que o carrinho fumacê voltasse atuar nas ruas e bairros de Candeias, pulverizando para o combate da larva do paludismo.