Expovel /2006 - João do Vale pede empenho da bancada federal em defesa dos produtores rurais - Confira o discurso
Estamos aqui reunidos para lançar oficialmente a sétima edição da EXPOVEL.
*Este evento tem sido, ao longo destes sete anos, importante mola propulsora do desenvolvimento do setor agropecuário, comercial e industrial de Rondônia, a ponto de termos conseguido destaque nacional, e termos aqui em Porto Velho a maior feira agropecuária da região norte do Brasil.
*Isso só foi possível graças à participação ativa dos diversos setores produtivos, que a cada ano se empenham mais para que a nossa feira fique sempre melhor a anterior.
*A participação do Governo Federal, do Governo do Estado, da Assembléia Legislativa, Prefeitura Municipal de Porto Velho, dos fabricantes e comerciantes de produtos do setor, bem como do comercio e industria em geral, é que tornaram este acontecimento talvez o fator mais importante para o desenvolvimento da nossa região.
*Não podemos deixar de aproveitar, nesta oportunidade, diante também dos representantes de associações de produtores do interior, para apelar aos parlamentares federais presentes, que lutem no congresso nacional para garantir a renegociação das dividas dos produtores rurais do estado de Rondônia, pois é pública e notória a crise por que passa o setor agropecuário.
*A queda vertiginosa do preço da arroba do boi nos últimos anos, as irregularidades climáticas para a agricultura, com seca e queimada num ano, excesso de chuva e enchentes no outro, as pragas nas lavouras, por vezes impossíveis de combater sem que causem dano irreparável e a falta de garantia de preços dos produtos agrícolas que, muitas vezes, depois de colhidos, não conseguem cobrir sequer os custos da produção, são alguns dos fatos que tem causado tremenda dificuldade e muitas vezes até a insolvência dos nossos produtores.
*Para haver produção é preciso crédito barato e condições de prazo suficientes, com juros baixos, para que o produtor continue investindo.
*Os retornos no setor agropecuário são certos, mas ocorrem a longo prazo. São necessários muitos anos de muito investimento e trabalho.
*Sabemos que outras regiões do Brasil já obtiveram ou estão na iminência de obter amparo legal para renegociar seus débitos, e nós de Rondônia, também queremos tratamento igual. Do contrario, poderá ocorrer retrocesso muito prejudicial a este setor, que, a duras penas, tem conseguido se firmar como grande fonte de emprego e desenvolvimento para o Estado de Rondônia.
*Vamos torcer para que na abertura efetiva da feira possam nossos senadores e deputados federais trazer em mãos essa lei, e ai sim, teremos uma grande razão para comemorar.
*João do Vale Neto - Presidente