Seringueiros exigem atitude do Secretário e reivindicam na Sedam

Aproximadamente 150 pessoas, todos extrativistas, famílias de seringueiros que vieram dos Municípios de Vale do Anari ? da reserva de Aquariquara ? e Machadinho D?Oeste, montaram guarda nos portões da Sedam (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambien

Seringueiros exigem atitude do Secretário e reivindicam na Sedam

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

*Aproximadamente 150 pessoas, todos extrativistas, famílias de seringueiros que vieram dos Municípios de Vale do Anari ? da reserva de Aquariquara ? e Machadinho D?Oeste, montaram guarda nos portões da Sedam (Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental) nesta manhã para conversar com o Secretário Augustinho Pastore sofre a situação de abandono e ameaça que vem ocorrendo nas reservas extrativistas. O movimento tem o nome de ?Grito da Floresta?.

*Duas associações ? ASVA (Associação dos Seringueiros do Vale do Anari) e ASM (Associação dos Seringueiros de Machadinho D?Oeste), em conjunto com as COOSERON (Cooperativa dos Seringueiros de Rondônia), que atende todo o Estado, e COOFLORA (Cooperativa Tecidos da Floresta), que atende os municípios de Machadinho e Vale do Anari, dão apoio às reivindicações.

*Segundo a secretária Terezinha de Paula, da ASVA, a principal reivindicação dos manifestantes e dar infra-estrutura e apoio na fiscalização da área reservada ? com um posto, que está sendo invadida por madeireiros e, principalmente, ?toreiros? ? proprietários de caminhões que agem como atravessadores de toras de madeiras que são carregadas durante à noite, segundo denúncia de um seringueiro, revoltado com a situação -.

*No momento em que Terezinha conversava com a reportagem do RONDONIAOVIVO.COM, os presidentes das associações e cooperativas estavam reunidos com o Secretário Pastore para tratar das diretrizes das reivindicações (Confira foto no álbum).

*Ela ressaltou que desde a administração passada nenhuma autoridade passou pelas reservas, para ver a realidade das localidades. ?Falta infra-estrutura básica mínima para dar condições de vida às famílias que moram na região. Não temos escolas, postos de saúde, saneamento básico, falta tudo. Queremos ter condições de ter uma vida melhor.?, disse.

*Essa é a primeira manifestação dessa natureza das associações nesses dois anos da atual administração da Sedam. São 17 reservas extrativistas e apenas dois fiscais cuidam de toda a região. Alguns manifestantes disseram que são ameaçados de morte por alguns madeireiros, os clandestinos, que estão invadindo as reservas.

*Entre as principais reivindicações destinadas à Sedam estão: a retirada dos invasores das reservas; liberação de plano de manejo florestal; implantação de piloto Policial Florestal para atender os dois municípios, com a construção de um posto de fiscalização equipado com viaturas, viabilizando melhor fiscalização nas reservas.

*A secretária Terezinha disse ainda que os seringueiros estão acampados na OSR (Organização dos Seringueiros de Rondônia), na av. Alexandre Guimarães, próximo a Faculdade São Lucas e que ficarão na capital até conseguir que suas reivindicações sejam atendidas, com compromisso assinado entre ambas as partes.

*Além de Sedam, os seringueiros vão pedir ajuda na Promotoria Pública, Incra e Ibama.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS