ESTUDO: Dieta gordurosa aumenta fome e impede saciedade, afirma pesquisa

Estudo mostra que alimentação muito calórica interfere na ação da leptina, hormônio responsável por avisar o cérebro que estamos satisfeitos

ESTUDO: Dieta gordurosa aumenta fome e impede saciedade, afirma pesquisa

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quem nunca comeu demais e sentiu culpa depois? Exagerar na alimentação causa ganho de peso e, em alguns casos, obesidade, mas isso não é exatamente uma novidade. Uma pesquisa desenvolvida pelo Baylor College of Medicine e publicada no Journal of Clinical Investigation tentou desvendar o mecanismo que leva ao exagero alimentar e descobriu que ele está intimamente ligado à qualidade daquilo que comemos.

 

De acordo com o trabalho, uma conexão entre o intestino e o cérebro é a chave para entender como se chega à obesidade. Os pesquisadores detectaram que ratos que estavam em uma dieta gordurosa apresentaram níveis aumentados de peptídeo inibidor gástrico (GIP), um hormônio produzido no intestino responsável pelo balanço energético do corpo. O excesso desse hormônio inibiria a ação da leptina, o hormônio da saciedade. Ou seja: quanto mais GIP, mais os ratos comeram — e mais engordaram.

 

Para evitar a comilança sem fim, a solução, de acordo com os estudiosos, foi bloquear o funcionamento do GIP. Assim, a ação da leptina foi restaurada, fazendo com que os camundongos perdessem peso.

 

A leptina atua na regulação da saciedade tanto em ratos quanto em humanos. O que a ciência ainda não sabia, segundo os autores do trabalho, era como uma dieta rica em gordura levaria a uma resistência à leptina. Usando fatias cerebrais cultivadas em placas de petri, eles puderam identificar a ligação entre o hormônio intestinal GIP e a leptina.

 

Além de comerem menos, os ratos obesos que tiveram a ação da GIP bloqueada apresentaram menores níveis de glicose no sangue. O resultado, porém, só foi verdadeiro para os ratos acima do peso. Em camundongos com peso normal, o bloqueio do hormônio não teve efeito algum. Isso poderia indicar que, com uma dieta balanceada, os níveis de GIP não aumentam e a leptina funciona normalmente, desencadeando a sensação de saciedade no cérebro e interrompendo o exagero alimentar.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS