Atletas da Chape que não viajaram pensaram em abandonar o futebol

Atletas da Chape que não viajaram pensaram em abandonar o futebol

Atletas da Chape que não viajaram pensaram em abandonar o futebol

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 Uma semana após o acidente que vitimou 71 pessoas, incluindo 19 atletas e 24 membros da delegação da Chapecoense, os jogadores do clube que ficaram em Chapecó buscam forças para continuar com a carreira.

Mas não conseguem esconder os olhos marejados e o semblante de dor e tristeza.

O zagueiro Rafael Lima, 30, é um dos mais abalados. No clube desde o final de 2011, o jogador participou dos acessos para a Série B e Série A do Brasileiro. Ele tem 206 jogos com a camisa alviverde.

"Ainda parece que é tudo mentira. Fecho os olhos e vejo meus companheiros, sonho com eles. Essa ferida jamais vai cicatrizar", diz.

O sentimento de Rafael Lima é compartilhado por Neném, 34, com quem compartilha o vestiário desde 2011.

"Na emoção, vem esse pensamento [de se aposentar], mas na condição atual a gente sabe que não é possível. Tenho uma família para cuidar", afirma o meia.

A reportagem ainda tentou contato com o meia Hyoran, 23. No entanto, ele não quis se pronunciar por estar muito abalado. Natural de Chapecó, ele foi negociado com o Palmeiras e não viajou porque se recuperava de lesão.

Já o goleiro Nivaldo, 42, anunciou sua aposentadoria logo após a tragédia. Ele fará parte do novo departamento de futebol do time, que está sendo montado.

RECONSTRUÇÃO

O clima de tristeza e sofrimento impregna a cidade de Chapecó e a Chapecoense, que se prepara para fortalecer o lado emocional dos jogadores que vão permanecer no elenco e os reforços que devem ser contratados.

De acordo com o clube, a expectativa é trazer 22 atletas para a temporada de 2017.

"Primeiramente, vamos fazer um trabalho em equipe e, em um segundo momento, individualizado. Ele vai ser necessário, porque o clima está muito pesado", afirma Irlene Würzius, 54, assistente social da Chapecoense, responsável por coordenar o trabalho de recuperação psicológica dos funcionários.

"Eles [os jogadores contratados] vão sentir isso assim que chegarem à cidade e vão trabalhar com profissionais que ainda estão aqui", diz.

A preocupação também é grande com os jogadores das categorias de base. Logo após o acidente, muitos foram atendidos e liberados para visitarem as suas cidades.

A equipe sub-17 retorna ao clube na próxima segunda-feira (12), enquanto o time sub-20 volta no dia 19.

"Desde o momento da tragédia os jogadores da base quiseram ir para suas casas porque necessitavam ficar com os pais, e concordamos. Eles foram atendidos pela nossa equipe, por nossos parceiros e os liberamos. Eles devem retomar a partir da próxima semana a rotina de trabalho", conclui Irlene.

"Uma situação que era para ser inesquecível para o lado bom se tornou inesquecível para o lado ruim", complementa o defensor, que foi contratado pelo diretor de futebol do clube catarinense, Cadú Gaúcho, que também morreu no acidente aéreo.

Com contrato até o final do ano, ele afirmou que ainda não planejou seu futuro.

"Se eu estivesse estabilizado financeiramente, eu pararia. Não é da boca para fora que falo isso. Temos a certeza que vamos morrer um dia, mas da maneira que foi ceifada a vida desses guerreiros não dá para acreditar. Fazia planos para jogar mais oito, nove anos. Agora já não sei."

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS