Governo americano aconselha turistas a não usarem preservativos brasileiros

Dicas para assaltos, doenças e manifestações também estão na lista, que foi feita pelo Centro de Prevenção e Controle de Doenças.

Governo americano aconselha turistas a não usarem preservativos brasileiros

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O governo dos EUA lançou um guia online com orientações para os norte-americanos que irão visitar o Brasil durante a Copa do Mundo. Na apresentação do texto explicam que "Se você planeja viajar ao Brasil para a Copa do Mundo da FIFA de 2014, siga as recomendações abaixo para ajudá-lo a se manter seguro e saudável".

Um dos itens que chamou a atenção foi o alerta para o cuidado em relações sexuais, onde destacam que "ao comemorar, as pessoas podem incentivar viajantes a fazer sexo sem proteção, especialmente se álcool e drogas estiverem envolvidos". O alerta para não usar camisinhas brasileiras também está no guia: "Carregue camisinhas que você comprou em seu país natal".

A recomendação de consultas médicas antes da viagem é o primeiro item do texto, que aconselha os turistas a tomarem injeções contra sarampo, rubéola, caxumba, difteria, tétano, coqueluche, catapora, poliomielite e gripe. Além de hepatite A e B, febre amarela e raiva. Não nadar em rios e lagos também é um dos itens da lista, para evitar a doença esquistossomose.

Feito pelo Centro para Prevenção e Controle de Doenças (CDC), o texto diz para evitar hospedar-se em quartos no primeiro andar dos hotéis porque "pode oferecer acesso mais fácil a criminosos (...). Mantenha sempre as portas do hotel trancadas e guarde pertences de valor em áreas seguras", além de destacar que os turistas americanos podem ser um grande alvo para os criminosos.

O guia também aconselha como agir no caso de manifestações, segundo orientações emitidas pelo Departamento de Estado: "Se souber de protestos nas proximidades, permaneça dentro de um local com portas e janelas fechadas". Também no quesito segurança, o departamento também alerta para sequestros-relâmpago, crimes de rua e furtos em lugares públicos, como aeroportos, recepção de hotéis e estações de ônibus. "A taxa de homicídios é quatro vezes maior que a dos EUA, e a de outros crimes é tão alta quanto". A atuação da polícia também é assunto no guia, onde dizem que "a polícia pode usar gás lacrimogênio e unidades montadas para dispersar os manifestantes".

Os americanos são os responsáveis pelo maior número de ingressos comprados fora do Brasil: foram mais de 190 mil. Mesmo assim, não é possível afirmar que serão adquiridos por americanos. Segundo o Itamaraty, mais de 19 mil vistos específicos para a Copa (de graça, mas rápido e válido por 90 dias) foram emitidos nos EUA entre julho de 2013 e maio deste ano.

Para o Ministério do Turismo brasileiro, as recomendações a turistas "fazem parte do procedimento rotineiro de consulados e embaixadas". "O ministério e a Embratur entendem que não há singularização em relação ao Brasil, responderam os órgãos em nota.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS