A prefeitura confirmou a participação da cidade de Porto Velho em mais uma edição do “Dia do Desafio”, evento realizado em todo país pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) em parceria com o município. A adesão foi assinada pelo prefeito Mauro Nazif na última semana em uma solenidade ocorrida na Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Semes). A concorrente de Porto Velho será conhecida no sorteio que será realizado no próximo dia 05 de maio, em São Paulo (SP).
Esta semana, o Sesc/RO deve convocar uma reunião para definir com o parceiros a programação que será executada em vários locais da cidade. Mas já está definido que a abertura, a exemplo dos anos anteriores, será com um “aulão” de ginástica em frente ao Palácio Tancredo Neves, sede da prefeitura, na avenida Dom Pedro II, Centro, com a participação de servidores municipais e a população em geral.
O Dia do Desafio é realizado anualmente na última quarta-feira der maio essa será a 15ª participação da capital rondoniense (a primeira foi em 2005) nessa saudável competição que mobiliza mais de três mil cidades, em 21 países do continente americano com o objetivo de criar um movimento de incentivo à prática diária da atividade física. Este ano o evento será no dia 28.
O Dia do Desafio é uma campanha mundial que começou em 1995 com o objetivo de incentivar a prática de atividades físicas em prol do bem-estar e da qualidade de vida, além de estimular a formação de redes entre diversos setores da sociedade no desenvolvimento de projetos permanentes de incentivo à prática físico esportiva. Para o prefeito Mauro Nazif, só o fato de mobilizar a população contra o mal do milênio, o sedentarismo, O Dia do Desafio, tem que estar incluído na programação anual de eventos da prefeitura. “Trata-se de um comportamento induzido por hábitos decorrentes dos confortos da vida moderna. Com a evolução da tecnologia e a tendência cada vez maior de substituição das atividades ocupacionais que demandam gasto energético por facilidades automatizadas”, disse lembrando que o sedentarismo é definido como a falta ou a grande diminuição da atividade física. No entanto, o conceito não é associado necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Do ponto de vista da medicina moderna, o sedentário é o indivíduo que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais.
É a principal causa do aumento da incidência de várias doenças. Hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns dos exemplos das doenças às quais o indivíduo sedentário se expõe. O sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente às causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.
A convocação é para toda a população e envolve tanto o poder público, como também instituições da sociedade civil, empresas, voluntários locais e os próprios participantes. Caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, jogos, futebol, atividades especiais para pessoas com deficiência, serviços domésticos são algumas das atividades praticadas no Dia do Desafio.
Além da participação, o secretário Elinário Paiva, da Semes, lembra que toda as participações, sejam individuais ou em grupo, precisam ser registradas no comitê do evento, por meio do telefone que é disponibilizado para esse fim. O registro é fundamental para contabilizar o número de participantes. O resultado da competição sai em dois dias e vence a cidade que conseguir o maior percentual de participação, em relação ao seu número de habitantes.