Uma notícia triste para o mundo do automobilismo foi divulgada nesta segunda-feira. Tony Gaze, primeiro piloto australiano a correr na Fórmula 1, morreu aos 93 anos de idade, em Geelong, no estado de Victoria, na Austrália.
Gaze foi líder de um esquadrão da Força Aérea Britânica durante a Segunda Guerra Mundial e entrou para o automobilismo no ano de 1946, quando falou para o Conde de March transformar a base aérea de Westhampnett em um circuito de corridas, que ficou conhecido como Goodwood. No pós-guerra, ele retornou ao seu país natal, onde foi um bom piloto local, e em 1951 voltou à Europa, participando de provas da Fórmula 2.
No Grande Prêmio da Bélgica de 1952, Tony tornou-se o primeiro piloto da Austrália a competir em um Campeonato Mundial. Em Spa-Francorchamps, Gaze cruzou a linha de chegada em 15º. Depois, em Silvestone, na Inglaterra, e em Nurburgring, na Alemanha, o australiano não conseguiu completar as provas. Já em Monza, na Itália, Tony Gaze nem conseguiu se classificar.
Mais tarde, depois de desistir da F-1, o australiano passou a disputar competições de rali, F-2 e também participou de eventos não oficiais na Nova Zelândia e na Austrália. Algum tempo depois Gaze deixou seu interesse pelo automobilismo um pouco de lado e passou a priorizar a sua paixão pelas asas-delta.