SERTÕES - Rondônia Racing viaja na próxima semana para disputar maior rally do Brasil
A largada será no próximo dia 10 na capital goiana e os pilotos, navegadores e máquinas percorrerão um trajeto praticamente todo inédito. Apenas 5% dos mais de 4,5 mil quilômetros de
aventura já foram utilizados nas 17 edições anteriores da prova.
Apenas 10 dias separam a equipe Rondônia Racing de mais uma aventura em alta velocidade pelo interior do Brasil, com a participação na 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões. Serão 4.593 quilômetros entre Goiânia (GO) e Fortaleza (CE), passando por seis Estados brasileiros - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, - e percorrendo quatro das cinco regiões do País (Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste).
A maior escuderia do norte do país, neste ano desafia o “Sertões” com três pilotos em duas modalidades, carros e motos. Nas duas rodas, aceleram João Tagino, piloto veterano na prova e “Top 10” da edição 2009 e Maguis Humberto ( segunda participação).
Tagino corre com o numeral #108 na categoria production até 450cc. Maguis Humberto (segunda participação), numeral #9 participa da categoria. Fim - Federação Internacional de Motociclismo, com motos de até 450cc e assim como Tagino, tem chances reais de subir ao pódio em Fortaleza.
EVOPROM
Na categoria Carros, o estado vai ser mais uma vez representado pelo experiente piloto Julio Bonache, dividindo a responsabilidade com o veterano navegador Lourival Roldan. A dupla corre na mais disputada categoria do rally Internacional dos Sertões, a Protótipo com o numero #309.
O carro será o mesmo usado em janeiro deste ano no Rally Dakar Argentina/Chile ( maior rally do mundo), onde a dupla chegou a estar em primeiro colocada na categoria estreante. Um protótipo Evoprom com motor Mitsubishi 3.2 diesel de duplo comando de válvulas no cabeçote, alimentação por bomba mecânica do tipo rotativa, turbo roletado by Garret, coletores de escapamento e admissão by ProMacchina, pistões especiais by Mahle. A máquina ainda possui sistema de embreagem multidisco de acionamento hidráulico e câmbio Sadev sequêncial de seis marchas, com caixa de transferência acoplada e diferencial. Para levantar poeira, 270 cv impulsionam a camionete, permitindo retomadas muito rápidas.
LARGADA
A largada será no próximo dia 10 na capital goiana e os pilotos, navegadores e máquinas percorrerão um trajeto praticamente todo inédito. Apenas 5% dos mais de 4,5 mil quilômetros de
aventura já foram utilizados nas 17 edições anteriores da prova.
O levantamento para definir os caminhos do Rally dos Sertões 2010 foi feito em duas partes. No primeiro momento, o traçado foi analisado por via aérea e, depois, o percurso foi feito pelo diretor técnico da prova, Edu Sachs, a bordo de uma Mitsubishi L200 Outdoor.
Neste ano, a prova terá 54% do percurso cronometrado, um recorde para o evento, já que, antes desta edição, a maior distância de especiais totalizava 52% do trajeto. A prova deste ano também é considerada, pela organização, como mais completa e difícil que a edição anterior.
Até o momento, pilotos de 11 países - Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, França, Bélgica, Polônia, Venezuela, Portugal e África do Sul, além do Brasil - já estão confirmados. Entre os brasileiros, 20 Estados estarão representados. São eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A 18ª edição do Rally dos Sertões terá início no dia 10 de agosto, com a realização do Super Prime em Goiânia, que definirá a ordem de largada para a primeira especial do roteiro, que acontece no dia 11, entre Goiânia e Caldas Novas (GO). A chegada acontece em Fortaleza, no dia 20.