ESPAÇO ABERTO: Número de filhos sem o nome do pai é recorde no Estado de Rondônia

ESPAÇO ABERTO: Número de filhos sem o nome do pai é recorde no Estado de Rondônia

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 
UMA CIDADE
 
Mais de 20 mil crianças foram registradas no Estado sem o reconhecimento paterno em 2021. O levantamento foi feito por meio do Sistema de Informações Gerenciais do Extrajudicial (Sigextra).
 
DOCUMENTO
 
A Corregedoria-Geral da Justiça de Rondônia apresentou um relatório que mostra a triste realidade em relação ao número de registros de nascimentos sem o nome do pai 
 
ANO PASSADO
 
O relatório traz um balanço dos últimos 4 anos, mas foi o cenário de 2021 que chamou mais a atenção. Os dados alarmantes foram apresentados pelo juiz auxiliar da Corregedoria, Marcelo Tramontini, durante reunião com promotores da Infância e Juventude do Ministério Público do Estado de Rondônia e dos registradores civis das pessoas naturais da Comarca de Porto Velho.  
 
 
DISTINTOS
 
A análise de dados foi feita com base nas informações dos registros efetuados e separados por Comarca, no período selecionado. Os percentuais calculados levam em consideração a somatória dos registros feitos em cada município e o total dos realizados em todas as Comarcas do Estado.
 
INDIVIDUAL
 
A estatística revela que 19.186 crianças tiveram apenas a referência da mãe no documento  de nascimento.
 
 
DNA
 
Verificou-se que em 1.205 casos houve indicação de suposto pai, tendo sido abertos processos judiciais para investigação de paternidade.
 
PRINCIPAIS CIDADES
 
O total de registros de nascimentos com omissão de paternidade ou suposto pai, foi de 20.391. Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal são as 5 cidades do estado que apresentaram o maior número de registros de crianças sem o nome do pai em 2021.
 
PORTO VELHO
 
De acordo com o relatório, a capital lidera o ranking desta estatística negativa, com 26,58%,  o que equivale a 1/4 das ausências de registros do Estado. Em 2º lugar está Ariquemes com 10,46%, em 3º lugar Ji-Paraná, com 9,72%, Vilhena com 8,71% e Cacoal com 7,84%. 
 
 
ABSURDO
 
"Essa estatística é um escândalo", desabafou o juiz Marcelo Tramontini.  Segundo ele é de fundamental importância que a mãe, os avós, a família materna dessa criança, tenham consciência de que a paternidade é um direito.
 
VIDA TODA
 
O juiz destaca ainda que a paternidade é algo que não se deve abrir mão, caso contrário, a criança vai carregar esse estigma pro resto da vida, por não ter a sua origem paterna estabelecida em seus documentos.
 
PREJUÍZO
 
O juiz ressaltou também, que  uma série de direitos básicos, como recebimento de pensão alimentícia e herança, não poderão ser garantidos para essa criança ou adolescente que teve seu direito à paternidade violado.
 
 
OBRIGATORIEDADE
 
Por outro lado, caso a mãe declare quem é o pai da criança, mas ele espontaneamente não assume  a paternidade,  o juiz orienta que o Ministério Público, Defensoria Pública e o Poder Judiciário dispõem de mecanismos legais para fazer com que esse pai assuma a responsabilidade. 
 
LEI
 
O direito de reconhecimento paterno é garantido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e pela Constituição Brasileira, e deve ser respeitado. 
 
RESPONSABILIDADE EM DOBRO
 
Segundo o promotor de justiça Marcos Tessila , além de violar o direito garantido por lei, a ausência de reconhecimento paterno sobrecarrega as mães, que acabam assumindo sozinhas a responsabilidade e os cuidados com o filho, o que também  pode acarretar vários problemas para essas crianças  e adolescentes.  
 
 
CRESCIMENTO
 
"Nós trabalhamos com o público em vulnerabilidade, e o que se observa muito, é que a omissão dos pais tem causado vários problemas no desenvolvimento dessas crianças e adolescentes. É preciso mudar essa realidade, e é isso que o Tribunal de Justiça de Rondônia, o Ministério Público e a Defensoria Pública pretendem fazer”, destacou o promotor.
 
INICIATIVA
 
O  poder judiciário planeja buscar parcerias com vários órgãos e instituições, como a área da educação, saúde e assistência social. A ideia é que  possam desenvolver programas específicos para aproximação de pais e filhos. 
 
PRÊMIO
 
A gestão do município de Machadinho D`Oeste, distante 302 km de Porto Velho, foi reconhecida nacionalmente  na avaliação do Ìndice Brasileiro de Gestão por Resultado. Machadinho ficou em primeiro lugar com a melhor média do Estado na soma geral das notas, 7,06 no total.
 
 
CÁLCULO
 
Para se chegar a média geral, foram somadas as notas pontuais em cada um dos itens avaliados. O município teve 7,0 em finanças, ficando em 3º lugar, 8,18 em gestão, ocupando a 4ª colocação e 6,60 em desempenho, ocupando o 10º lugar. 
 
EVOLUÇÃO
 
Os números obtidos por Machadinho D`Oeste mostram um avanço extraordinário em tão pouco tempo. Em 2017 a cidade estava na 17º colocação em gestão no Estado e em 2021 saltou para a primeira colocação.
 
UM ANO ANTES
 
Importante destacar que os índices são remetidos ao ano anterior, ou seja, faz-se o levantamento em 2022, porém os dados são de 2021. Um detalhe importante é que na região Norte, Machadinho é o Segundo melhor município em  (IGM) Índice de Governança Municipal).
 
CAPITAL FEDERAL
 
A distinção para Machadinho será entregue no  Iº Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados, que é um evento municipalista que acontecerá nos dias 03 e 04 de novembro, em Brasília, onde serão premiadas as cidades que são referência em administração pública. 
 
TEMA
 
O trabalho é uma parceria do Conselho Federal de Administração ( CFA) com o  Instituto Brasileiro de Gestão de Resultados. O tema do evento será:  a Nova Gestão Pública (NGP) ou simplesmente Gestão Pública Gerencial, que tem como enfoque o modelo de gestão por resultados.
 
CONFIRMADO
 
Empresário Jaime Bagatolli foi confirmado como pré-candidato do PL ao Senado. O anúncio aconteceu ontem a noite em Brasília após reunião com o presidente nacional da sigla, Waldemar da Costa Neto. O Senador Marcos Rogério e o deputado federal Chrisóstomo também participaram da reunião.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS