DOIS IRMÃOS: A obra de Milton Hatoum une tramas familiares e questões políticas e sociais

Publicada em vários países, a história dos gêmeos Yaqub e Omar é marcada por conflitos, diferenças sociais e expectativas de amor e paz

DOIS IRMÃOS: A obra de Milton Hatoum une tramas familiares e questões políticas e sociais

Foto: Fotomontagem: Jornal da USP - Imagens: yeven_popov/Freepik e Divulgação

O livro Dois Irmãos, de Milton Hatoum, lançado em 2000 pela Companhia das Letras, é apontado como um dos romances brasileiros mais lidos nas duas últimas décadas. Publicado nos Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Espanha, França, Grécia, Inglaterra, Líbano, Portugal, República Tcheca e Argentina, ele recebeu em 2001 o Prêmio Jabuti – a maior honraria do mercado editorial brasileiro -, foi adaptado para história em quadrinhos por Fábio Moon e Gabriel Bá e se tornou tema de uma das minisséries mais vistas da Rede Globo de televisão (o que resultou num aumento de 600% nas vendas do livro).


“Um dos grandes méritos desse romance é unir de forma bastante orgânica uma série de discussões políticas e sociais sérias, densas e complexas a uma boa fofoca, que traz briga entre irmãos, investigação de paternidade, disputa pelo amor da mãe e revelação de segredos de família”, afirma o pesquisador Fernando Breda, que faz doutorado em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

 

“Vários elementos clássicos do melodrama estão presentes no romance. Basta lembrar a primeira cena do livro, em que a mãe, em seu leito de morte, pergunta: ‘Meus filhos já fizeram as pazes?’.”

 

FONTE: JORNAL DA USP
 

Direito ao esquecimento
Você acha que a Expovel ainda é um grande evento?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS