Exposição do artista plástico Eliardo Lima segue até dia 27, na Casa da Cultura Ivan Marrocos
Foto: Divulgação
Uma das razões para o artista plástico Eliardo Lima realizar a Exposição Palavras e Emoções: O Vocabulário do Empreendedorismo, está o seu interesse em colaborar com o resgate da autoestima de quem saiu cabisbaixo da pandemia de Covid – 19.
No que pese o grandioso e heróico trabalho dos profissionais de saúde, que já são reconhecidos diariamente pela humanidade devido ao fundamental papel no combate ao novo coronavírus, o pintor conta na sua galeria de homenageados com um nome, que reforçou a sua dedicação profissional por causa dos efeitos da grave doença.
Trata- se da advogada do Direito Médico e da Saúde Patrícia Abreu, cujo empenho para promover o acesso à saúde e a justiça do direito em tempos de isolamento social, foi nas palavras da própria jurista “pulsante e desafiador!”
Nada, porém, que fizesse a operadora do direito a recuar diante dos desafios de cumprir com o seu papel, pois, segundo ela própria, Direito Médico e da Saúde não é uma disciplina que se aprende na faculdade, é uma disciplina jurídica complexa, que envolve diferentes áreas do Direito.
“Para advogar nesta seara, é necessário um conhecimento amplo e aprofundado de várias disciplinas, bem como atualização constante”, ensina a profissional que após quinze anos de atuação jurídica e pós – graduação em Direito Público escolheu atuar nesse ramo para garantir que os direitos dos pacientes e médicos sejam respeitados.
Dessa forma, não foi por um acaso que a tela concebida para lhe homenagear na mostra que fica em cartaz até o dia 27, na Galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos, tenha sido a que reflete o termo Respeito.
Sobre o vocábulo que lhe faz deferência na manifestação artística, a advogada, que é também professora e pesquisadora discorreu em tom catedrático e didático. “A palavra respeito provém do latim ‘respectus’ e significa atenção ou consideração”.
Não satisfeita com a pertinente explicação, que comprova o seu vasto conhecimento, a nobre laureada conclui: “Minha batalha diária é exatamente sobre isso: fazer com que o direito constitucional do ser humano de acesso à saúde e a justiça correlata à área sejam respeitados”. Seus clientes sensibilizados agradecem.
Autor/Texto: João Albuquerque
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!