NOTA FISCAL: Governador assina Decreto exigindo o documento de artistas contemplados com editais e prêmios

“Como as comunidades de indígenas (que estão aldeados), quilombolas e ribeirinhas vão conseguir nota fiscal? Muitos artistas e grupos culturais serão excluídos do acesso aos recursos da Lei Aldir Blanc”, afirma o produtor cultural Chicão Santos.

NOTA FISCAL: Governador assina Decreto exigindo o documento de artistas contemplados com editais e prêmios

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Decreto (25464/2020) assinado nesta segunda-feira, 19, pelo Governo do Estado alterando alguns itens que tinham sido propostos no Decreto 20043/2015 (referente ao Programa Estadual dos Editais) foi um verdadeiro balde de água fria em cima do pessoal da cultura.

 

A alteração realizada pela Casa Civil no texto original, elaborado em consonância com representantes culturais,  obriga os artistas  beneficiados pelos editais  de prêmios, a prestarem contas dos recursos por meio de notas fiscais, prejudicando seriamente a categoria.

 

Esse ponto do edital vinha provocando divergência entre os setores da Controladoria Interna e a Procuradoria Setorial da Sejucel. Durante dois meses representantes da cultura tentaram equalizar essa questão, porém ontem foram surpreendidos com o Decreto que tem essa alteração em relação ao documento base.

 

Funarte

 

O texto original discorre que artistas  contemplados com editais , bolsas e prêmios devem prestar contas apenas com apresentação de relatórios e  registro fotográfico, a exemplo do que é exigido há mais de 18 anos pela Fundação Nacional de Artes (Funarte).

 

Essa decisão prejudicará o pessoal a ser contemplado com os editais e prêmios da Lei Aldir Blanc de apoio à cultura neste momento de pandemia.

 

“Como as comunidades de indígenas (que estão aldeados), quilombolas e ribeirinhas vão conseguir nota fiscal? Muitos artistas e grupos culturais serão excluídos do acesso aos recursos da Lei Aldir Blanc. Não tem cabimento uma decisão dessas”, declarou o produtor cultural Chicão Santos.

 

E os artistas que apresentarem proporem live formativas como farão para prestar contas com nota fiscal? O recurso proveniente da Lei Aldir Blanc já foi repassado ao Governo do Estado há mais de um mês, mas se encontra parado.

 

 O prazo para utilizar o recurso é até dia 31 de dezembro. Caso isso não ocorra a verba retorna aos cofres da União. “Todo dia surge uma nova exigência, dificultando o acesso ao dinheiro por parte do pessoal da cultura”, pontuou Chicão.

 

Veja o Decreto

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS