Governo entrega nesta quinta (17) o Centro de Esporte e Lazer do Areal da Floresta

Governo entrega nesta quinta (17) o Centro de Esporte e Lazer do Areal da Floresta

Governo entrega nesta quinta (17) o Centro de Esporte e Lazer do Areal da Floresta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Governo de Rondônia fará a entrega nesta quinta-feira, 17, a partir das 16 horas, do novo Centro de Esporte e Lazer do Areal da Floresta, que foi revitalizado numa ação conjunta entre  a Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe),  a Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel) e do Departamento de Obras e Serviços Públicos (Deosp), a exemplo de como aconteceu na reforma do Centro de Esporte e Lazer Deroche Pequeno Franco e do  Cedel da Avenida Jatuarana, na zona Sul.

 As equipes envolvidas com o trabalho fizeram o esforço necessário para cumprir o planejamento da obra, tendo como meta final o atendimento à população com mais uma obra de qualidade, que vai modificar a rotina dos moradores da localidade e proporcionar maior qualidade de vida.

 A reforma do espaço foi uma determinação do governador Confúcio Moura, que em visita às praças esportivas na capital, ficou bastante preocupado com a situação que estes locais apresentavam e determinou à Sugespe para que fossem feitas as obras de revitalização, com resultados positivos e conclusão no menor espaço de tempo possível.

O Centro de Lazer recebeu uma academia e equipamentos de ginástica para a prática de atividades físicas de pessoas idosas, além de reestruturação completa no campo de futebol, nas quadras esportivas. O espaço também está recebendo uma nova lanchonete, vestiários, playground, pista de caminhada, pista de skate e área de vivência, com  espaço para interação.

 A parte elétrica da praça foi inteiramente substituída e foram feitas instalações subterrâneas. Foram instaladas lâmpadas de vapor metálico e, na pista de caminhada foram instaladas lâmpadas fluorescentes compactas. O sistema elétrico é todo automatizado, conforme explicou o engenheiro eletricista, Tiago Santos, gerente de eficiência energética da Sugespe.

 Paisagismo

 O Cedel também recebeu novos jardins e toda a área, com dezesseis mil metros quadrados receberá paisagismo, com espécies Coccoloba, Andiroba, Sibipiruna, Palmeira Leque da Amazônia, Caroba-Roxa, Açaí de Touceira, Abacaba, Escariotas e Pitanga. Dois tipos de Ipê foram plantados no local dos estacionamentos, além de 1000 metros quadrados de grama, conforme explicou a engenheira florestal, Jennifer Lima, colaboradora da Sugespe.

Economia

 O superintendente da Sugespe, Waldo Alves explicou que todos os serviços foram feitos com mão de obra da superintendência, com pedreiros, carpinteiros, eletricistas e engenheiros. Além do mais, os materiais foram comprados com preços reduzidos, onde, uma obra que estava orçada por R$ 890 mil, foi possível realizar por R$ 230 mil. “Devolvemos uma praça para a comunidade, totalmente equipada, sem a necessidade de contratação de empresa para execução, a exemplo do parque de diversões, que foi feito por um funcionário da Sugespe. Nós compramos o material e ele mesmo projetou e concluiu a área de lazer das crianças. É por isso que fica mais barato, nesse novo modelo de gestão. A eficácia de prazo, mesmo com a chuvas repentinas, em 50 dias estamos entregando uma obra deste nível e, se fosse licitada, a entrega seria de em torno de seis meses a um ano, gastando, possivelmente, cerca de quatro vezes mais”, disse Waldo.

 Benefícios para a população

 De acordo com o superintendente, a população vai ser muito beneficiada. “Há uma carência muito grande de espaços recreativos e de lazer na cidade. Os pais não têm onde levar os seus filhos nos finais de semana e finais de tarde para a prática de atividades físicas. Estamos devolvendo este local para que as pessoas possam fazer caminhada, jogar futebol, enquanto os filhos estão no parquinho e se divertindo. É um espaço para toda a família. O governador se preocupou muito com essa questão quando fez uma visita a estes espaços e constatou o abandono, sem condições de uso. Ele pediu uma resposta rápida e é isso que a gente vem fazendo. Mesmo antes da entrega do centro esportivo,  a população já vem fazendo uso nos finais de semana, a carência é muito grande. Fazemos um apelo para que as pessoas cuidem destes locais, porque, não é só o fato da administração fazer,se a população não cuidar,  em pouco tempo eles estariam novamente sem estes espaços”.

 Recursos aplicados

 Sobre a questão da economia gerada, Alves relata que a Secel entrou com o material e a Sugespe,  com os serviços de mão de obra. Os recursos investidos são provenientes da Lei Pelé e vão ser aplicados nos esportistas e no esporte de um modo geral, na valorização dos atletas do Estado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS