O Curso de Psicologia da FIMCA, Faculdades Integradas Aparício Carvalho, está festejando o sucesso do Projeto Psicocine, criado para analisar e refletir sobre as produções cinematográficas que possam ser usadas como instrumento de aplicação e discussão nos diversos cursos e disciplinas, fomentando a potencialidade do cinema como processo de criação de modos de existência, em sua dimensão estética, ética e psicológica.
“O cinema é uma máquina de produção de subjetividade, de desejo e de realidade”, explica a professora Cynthia Cristina Zulian.” Através da manipulação de recursos cênicos e efeitos especiais de imagem e som, um filme consegue manter a atenção do espectador, construir pontos de vista, assim como induzir emoção em relação às situações apresentadas e a certos personagens. Portanto, trata-se de um material rico e fértil para debates e reflexões não só de temas de interesse da psicologia, como também de outras áreas”, completou.
No ultimo sábado, (27/08) os acadêmicos do 2º período, na disciplina de Teorias da Personalidade I, tiveram a oportunidade de participar do Psicocine, com a projeção do Filme: FREUD, ALÉM DA ALMA. Direção de John Huston e produção da Universal Pictures. O filme conta a história do pai da psicanálise, Sigmund Freud, e sua trajetória na construção de sua teoria.
Um pouco antes, na quarta-feira (25/08), os alunos do 4º período, na disciplina Psicopatologia I, assistiram o documentário “Estamira”, vencedor de 33 prêmios nacionais e internacionais, com direção de Marcos Prado e a produção da Europa Filmes. O documentário com a história de uma mulher, Estamira, com 63 anos, que sofre de distúrbios mentais e que durante 20 anos viveu e trabalhou no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.
Qualquer filme que possa proporcionar algum debate, independente de mostrar alguma doença mental bem específica, pode ser utilizado no Projeto Psicosine. Geralmente, o professor escolhe o filme para ser exibido. Os debates são variados e podem ser feitos antes ou depois da exibição.
O caráter interdisciplinar do Curso de Psicologia permite filmes que tratem de fatos mais próprios a outras áreas de conhecimento, mas que de alguma forma interessem ao curso. São filmes que mostram uma visão mais ampla e não se restringem a casos psicológicos. O Psicosine tem um diferencial que é justamente a exposição feita pelo professor, porque suscita reflexões que o aluno não necessariamente teria por conta própria.