Contar e mostrar para todo o Brasil as histórias de pessoas simples, humildes, mas com muita vontade de viver, foi uma idéia de Maurício Kubrusly. Essa é a síntese do quadro “Me Leva, Brasil” exibido a partir de 2000 no programa Fantástico, da Rede Globo, e transformado em livro
Depois de mais de 400 mil quilômetros (o equivalente a dez voltas ao redor da Terra), percorrendo todo o território brasileiro, o jornalista Maurício Kubrusly desembarca em Porto Velho, como convidado do projeto “Sempre Um Papo”, para o debate e lançamento do livro “Me leva Brasil - A Fantástica Gente de Todos os Cantos do País” (Editora Globo).
O Sempre Um Papo acontece na próxima terça-feira (27), às 19h30, no Auditório da Faculdade São Lucas. A entrada é gratuita.
O Sempre Um Papo é uma iniciativa da AB Comunicação e Fred Perillo Comunicação, com patrocínio da Brasil Telecom, Projeto Terra de Rondoniense (Assembléia Legislativa), Faculdade São Lucas e Grupo Ameron de Saúde com apoio cultural do Sesc-RO, Exclusiva Livraria, On Line Clipping e Pna Publicidade. Mais informações: (69) 8115 0545 e www.sempreumpapo.com.br
Sobre o livro
Há cinco anos percorrendo cada estado do país, recolhendo aqui e ali, em cada cantinho escondido, a passagem mais surpreendente, o “causo” mais saboroso, a estranheza mais divertida, o quadro apresentado por Maurício Kubrusly no Fantástico desdobra-se num delicioso livro de crônicas, e reafirma o talento do jornalista e de sua equipe em encontrar ricas histórias. Relatando o processo de formatação da série, desde seu batismo até os inusitados encontros em cada etapa das viagens, as crônicas de Maurício revelam personagens que de tão pitorescos parecem inventados.
Lá estão Dona Zefa, baiana que vive em Araçuaí, Minas, exemplo vivo de uma época pré-televisão, em que contar bem uma história mantinha todo o povo entretido. Gaguinho, ou melhor, Idalino Lima, o diretor, ator, roteirista de Vitória da Conquista, que faz filmes sem nunca ter estado num cinema, e que ao atuar homenageia seu cavalo, vestindo-se (será o termo apropriado?) com uma sela! E o que dizer da assombrosa “criatividade” de seu Carlos Barbosa, de Santa Luzia, Minas Gerais, que a cada filho nascido criava polêmicas no cartório local, com suas inusitadas propostas de nomes de batismo, e que tem hoje em família os ilustres Beethoven, Mozart e Tchaikovsky, todos novíssimos componentes do clã Barbosa.
Segundo Kubrusly, tudo que está registrado no livro é verdade, não existe ficção. E mais: nas páginas estão coisas que não foram ao ar no Fantástico. As histórias mais surpreendentes foram publicadas.
“Me encantei com muitos hábitos dos brasileiros. Talvez o que mais se aprende com os brasileiros em geral seja solidariedade, criatividade e... generosidade. É impressionante!”, afirmou.
Sobre o autor
Maurício Kubrusly é jornalista, tendo iniciado sua carreira no Rio de Janeiro trabalhando como repórter do Jornal do Brasil. Em São Paulo, dirigiu a redação da sucursal paulista do jornal carioca, tendo ainda atuado na imprensa escrita no Jornal da Tarde, onde manteve uma coluna, e em diversos jornais e revistas, tais como Senhor e Folha de S. Paulo. Criou e dirigiu, durante dez anos, a primeira revista brasileira de áudio e música (Somtrês). Na televisão atuou na TV Cultura (SP) e como crítico de música da TV Globo, ao mesmo tempo em que dirigia a FM Excelsior (atual CBN). Passou a atuar como repórter na TV Globo, participando de todos os programas jornalísticos da emissora e em grandes coberturas e mais, recentemente, no programa Fantástico. Publicou ainda um livro de ficção, o “13 Pontos”.
Serviço:
Sempre Um Papo com Maurício Kubrusly
27/11/2007, terça-feira, às 19h30
Auditório da Faculdade São Lucas
Ficha técnica:
Livro: Me leva Brasil - A Fantástica Gente de Todos os Cantos do País
Texto: Maurício Kubrusly
Fotos: Karina Dorigo
Ilustrações: Negreiros
Páginas: 416
Preço: R$ 38,00
Informações para a imprensa:
Fred Perillo – 69 8115 0545
oficinadecomunicacao@yahoo.com.br
www.sempreumpapo.com.br
*
VEJA TAMBÉM:
*
4º Rally do Batom promete muita lama em 70 km de percurso
*
I Seminário de Segurança Pública contra a Homofobia começa amanhã, na capital