A 16ª Superintendência Regional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abriu hoje (25), a 1ª Oficina de Educação Patrimonial de Porto Velho.
Os trabalhos começaram às 8 horas no "campus" da Unir (Universidade de Rondônia), no Centro de Vivência Paulo Freire.
*O objetivo, disse o superintendente regional do Iphan em Porto Velho, Beto Bertagna, é "gerar subsídios para iniciar um mapeamento do patrimônio histórico-cultural material e imaterial em Rondônia".
*As Oficinas de Educação Patrimonial visam iniciar "um diálogo" entre o Iphan e as diversas instâncias atuantes nas áreas de educação, patrimônio, cultural, comunidades e representações da sociedade civil e de instituições públicas e privadas - municipais, estaduais e federais.
*Quarenta representantes de instituições públicas e privadas inscreveram-se na 1ª Oficina de Educação Patrimonial, que teve carga horária de oito horas. Ao final, cada um recebeu um certificado de participação.
*Outras Oficinas de Educação Patrimonial serão realizadas, ainda em 2006 pela 16ª Superintendência Regional do Iphan, que tem sede em Porto Velho e jurisdição sobre os Estados de Rondônia e Acre.