A Receita Federal lançou edital para 700 vagas de analista-tributário, que exige nível superior em qualquer área de formação. O salário é de R$ 7.624,56. Do total de vagas, 665 são para ampla concorrência e 35 para portadores de necessidades especiais (veja aqui o edital).
Os candidatos aprovados serão nomeados e terão lotação e exercício nas Unidades Centrais, em Brasília-DF, ou nas unidades descentralizadas da Secretaria da Receita Federal do Brasil.
A distribuição das vagas por unidade de lotação e exercício será conhecida no processo de matrícula no Programa de Formação.
Conhecida a distribuição das vagas, os candidatos manifestarão, no prazo fixado pela Esaf, opções pelo seu preenchimento, que observará, rigorosamente, a ordem de classificação na primeira etapa do concurso.
O concurso terá provas objetivas de conhecimentos gerais e específicos e prova dissertativa (primeira etapa), além de sindicância de vida pregressa e de programa de formação , com carga horária máxima de 160 horas (segunda etapa).Farão a prova dissertativa os 1.680 candidatos classificados nas provas objetivas (1596 de ampla concorrência e 84 portadores de necessidades especiais).
A prova dissertativa versará sobre o desenvolvimento de tema, em um mínimo de 40 e em um máximo de 60 linhas. O tema poderá versar sobre as disciplinas de direito constitucional e administrativo e/ou direito tributário e previdenciário e/ou direito internacional público e comércio internacional e/ou administração geral.
A prova de conhecimentos gerais terá língua portuguesa, espanhol ou inglês, raciocínio lógico-quantitativo, direito constitucional e administrativo. Já a prova de conhecimentos específicos terá direito tributário e previdenciário, contabilidade geral, direito internacional público, comércio internacional, administração financeira e orçamentária e administração geral.
As inscrições devem ser feitas das 10h de 19 de outubro até 23h59 de 2 de novembro pelo sitewww.esaf.fazenda.gov.br. A taxa é de R$ 100. As provas serão aplicadas no dia 20 de dezembro.
Os candidatos nomeados e empossados não terão sua lotação alterada por um período mínimo de 3 anos.
Auditor