Davi José Costa Silveira Balestieri é um recém nascido que precisa receber doação de plaquetas de qualquer tipo sanguíneo. Nesta terça-feira (16),
Rondoniaovivo ouviu Ocineide Silveira, mãe do recém-nascido. Para doar, basta procurar o Fhemeron, que fica localizado ao lado do Hospital de Base, na rua Benedito de Souza Brito, em Porto Velho (RO).
O bebê nasceu prematuro de 29 semanas, e foi submetido a uma cirurgia por causa de uma enterocolite necrosante (infecção e necrose da mucosa intestinal). “A cirurgia foi um sucesso, mas as plaquetas dele estão muito baixas. Devido a isso, ele está sedado e num estado muito grave”, explicou Ocineide.
O estoque de plaquetas do Fhemeron está baixo, e Davi apresenta sangramento pós cirúrgico. Qualquer pessoa que cumpre os critérios pode ajudar.
Critérios de doação
— Para ser um doador de plaquetas é necessário atender os seguintes requisitos:
— Ter idade entre 18 e 69 anos;
— Pesar mais de 65 quilos;
— Estar em boas condições de saúde
— Não fazer uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e anti-inflamatórios;
— Estar bem alimentado, evitando alimentos gordurosos;
— Somente mulheres nuligestas (que nunca engravidaram) podem doar plaquetas;
— O intervalo mínimo entre duas plaquetaféreses em um doador é de 48 horas, podendo o mesmo doador realizar doações, no máximo, 4 vezes por mês e 24 vezes por ano.
Impedimentos temporários
— Estar gripado ou com febre;
— Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
— Ter estado exposto a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).
— Ter feito uso de drogas (impedimento por 12 meses)
Impedimentos definitivos
— Ter tido hepatite após os 10 anos de idade, doença de chagas, malária ou HIV;
— Mulheres que já foram gestantes;
— Ser usuário de drogas;
O que é necessário para doar plaquetas?
— Apresentação de um documento de identificação oficial com foto;
— Estar alimentado antes da doação de plaquetas, evitando apenas alimentos gordurosos;
— Não estar fazendo uso de anti-inflamatórios;
— Ter disponibilidade de pelo menos uma hora e meia para doação.
A pedido de Ocineide,
Rondoniaovivo reproduz abaixo notas de agradecimento voltadas à equipe da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal do Hospital de Base, e ao Dr. Horacio Tamada, responsável pela cirurgia.
Nota de Agradecimento
Gostaríamos de expressar nossa mais profunda gratidão pelo cuidado, dedicação e profissionalismo demonstrados durante um dos momentos mais difíceis de nossas vidas.
Em meio à dor, à incerteza e ao medo, encontramos uma equipe extremamente competente, humana e comprometida com a vida. Cada gesto, cada palavra de conforto e cada decisão tomada fizeram toda a diferença.
Obrigado por não medirem esforços, por cuidarem com tanto zelo e por tratarem não apenas o paciente, mas também a família, com respeito e empatia.
Que Deus abençoe cada um de vocês e que continuem exercendo essa missão tão nobre de salvar vidas.
Ao Dr. Horacio Tamada, Cirurgião pediátrico
Gostaríamos de expressar nossa mais profunda gratidão pelo cuidado, profissionalismo e dedicação demonstrados durante todo o atendimento prestado. Sua competência técnica, aliada à sensibilidade e ao respeito com que conduziu cada etapa do tratamento, fizeram toda a diferença em um momento tão delicado para nossa família.
Sua postura humana, atenciosa e segura nos transmitiu confiança e esperança, reafirmando a importância de um profissional que exerce a medicina com excelência e empatia. Somos imensamente gratos por todo o empenho, atenção e compromisso com a vida.
Receba nosso sincero agradecimento e reconhecimento por seu trabalho admirável.
Com respeito e gratidão, Mário Fernando Barrionuevo Lanziani Hohl Balestieri e Ocineide Costa Silveira Barrionuevo Lanziani Hohl Balestieri.