VAZAJATO: Glenn Greenwald fala ao Senado sobre conversas vazadas; acompanhe

Parlamentares querem saber como o jornalista teve acesso a diálogos que envolvem Sergio Moro e procuradores da Lava Jato em Curitiba

VAZAJATO: Glenn Greenwald fala ao Senado sobre conversas vazadas; acompanhe

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Pra por volta das 10h30 desta quinta-feira (11/07/2019) quando Glenn Greenwald chegou ao Senado Federal, acompanhado do marido, o deputado David Miranda (PSol-RJ). O jornalista e diretor do site The Intercept Brasil falará à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) sobre conversas vazadas que envolvem o ex-juiz Sergio Moro e procuradores da Lava Jato.

 

A intenção dos parlamentares é que ele dê mais detalhes sobre como o veículo de comunicação teve acesso aos vazamentos dos supostos diálogos que mostram uma suposta troca de colaborações entre o atual ministro da Justiça, Sergio Moro, e o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa em Curitiba.

 

O convite ao jornalista partiu do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), líder da oposição na Casa. “Ele vem sofrendo publicamente ataques de setores do governo, inclusive de Sergio Moro, que vem questionando a veracidade dos diálogos. Precisamos saber o que está acontecendo”, afirmou o parlamentar.

 

Assista à sessão com a presença de Glenn Greenwald:

 

 

 

Antes de ser questionado pelos senadores, Greenwald terá cerca de 20 minutos para dar explicar como teve acesso ao material que vem publicando no site e em parceria com outros veículos de comunicação. Depois, os parlamentares inscritos poderão fazer perguntas ao jornalista, que terá 5 minutos para responder cada uma delas.

 

No mês passado, Glenn Greenwald falou à Câmara dos Deputados e reclamou das ameaças que estaria sofrendo. “Eu considero que a ameaça mais grave vem do próprio ministro Sergio Moro, que tem nos chamado de aliados dos hackers e envolvidos em crimes na tentativa de pegar esses documentos. Ele está tentando nos ameaçar, nos intimidar e nos criminalizar”, disse o jornalista ao prestar esclarecimentos na Comissão de Direitos Humanos da Casa.

 

Contexto


Em 9 de junho, o Intercept começou a divulgar uma série de reportagens com base em mensagens que mostram suposta interferência do então juiz da Operação Lava Jato no trabalho investigativo.

 

O atual ministro da Justiça e o chefe da força-tarefa do Ministério Público Federal, Deltan Dallagnol, teriam trocado supostas colaborações. Depois, o site continuou com a publicação de matérias sobre o tema.

 

Sergio Moro e Dallagnol dizem terem sido vítimas de um ataque hacker criminoso e não reconhecem a autenticidade do conteúdo que veio a público. Com base no que foi exposto, ambos negam haver qualquer irregularidade nas conversas.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS