MATANÇA: Tropa federal chega ao Amazonas para conter crise prisional

Os agentes devem ficar no Estado por 90 dias

MATANÇA: Tropa federal chega ao Amazonas para conter crise prisional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dez homens que integram a Força-tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) chegaram a Manaus na noite dessa terça-feira (28). A equipe vai auxiliar no monitoramento do sistema prisional do Estado. A informação foi confirmada pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). 

 

A Força-Tarefa ficará no Estado por 90 dias. A ação foi autorizada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, após o massacre que deixou 55 detentos mortos, no domingo (26) e segunda-feira (27), nos presídios do Amazonas.

 

A tropa deve atuar principalmente na segurança do complexo penitenciário, localizado no km 8 da BR-174, onde estão instalados o Anísio Jobim (Compaj), Centro de Detenção Provisória Masculina 1 e 2 (CDPM), Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) e o presídio feminino.

 

O pedido de apoio da força-tarefa foi feito pelo governador do Amazonas, Wilson Lima. Os agentes estavam em Boa Vista (RR).

 

A FTIP, foi criada em janeiro de 2017. Na atual gestão, o Depen passou a coordenar, exclusivamente, a força-tarefa em apoio aos governos estaduais em situações extraordinárias de crise no sistema penitenciário para controlar distúrbios e resolver outros problemas.

 

Formada por agentes federais de execução penal dos 26 estados da federação e do Distrito Federal,  a FTIP obedece o planejamento definido pelos entes envolvidos na operação, sempre que houver necessidade de sua atuação.

 

A Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) é responsável pela segurança da área externa do Complexo Penitenciário Anísio Jobim desde 09 de janeiro de 2017. A FNSP continuará atuando no local, mesmo com a instalação da FTIP.

 

Transferência 

 

Na tarde de terça-feira (28), a Seap realizou a transferência dos primeiros nove detentos identificados como sendo líderes dos assassinatos ocorridos no sistema penitenciário do Estado.

 

A transferência dos detentos para presídios federais de segurança máxima foi uma resposta à solicitação do governador do Amazonas, Wilson Lima, ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

 

A Seap informa ainda que, por questões estratégicas, não pode divulgar o destino dos detentos neste momento.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS