Biólogo cria coleira que revela emoções dos cachorros
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O biólogo japonês Joji Yamaguchi desenvolveu uma coleira capaz de revelar informações sobre o que os câes que a vestem estão sentindo. Chamada de "Inupathy" - uma junção da palavra japonesa "Inu" (cachorro) e a palavra inglesa "empathy" (empatia) - a coleira monitora os sinais biométricos do cão para dar a seu dono informações sobre seu estado emocional.
Informações como a frequência cardíaca do animal coletadas pela coleira e mostradas na parte superior por meio de luzes coloridas. Quando o cão está relaxado, por exemplo, a coleira brilha com uma luz azul, e quando ele está feliz a coleira brilha com luzes coloridas. Uma luz vermelha, por outro lado, indica que o animal está nervoso. O vídeo abaixo mostra a Inupathy em funcionamento:
Essas informações também podem ser lidas pelo dono por meio de um aplicativo para smartphone. O aplicativo também oferece uma interprestação desses dados, mostrando o estado de espírito do animal. Além disso, a ferramenta também cria um registro dos dados biométricos do animal, e sugere brincadeiras e jogos para o dono quando ela detecta que o cão gostaria de brincar.
Melhores amigos
Yamaguchi contou à BBC que criou a Inupathy porque queria entender melhor o que o seu cãozinho Akane estava sentindo. Ele latia com frequência para outros cães e gatos, mas com a coleira, Yamaguchi conseguiu entender que o latido era diferente para as duas espécies: Akane se sentia mais nervoso e ameaçado por gatos; outros cães, por outro lado, deixavam-no mais curioso que nervoso.
Assim, a esperança de Yamaguchi é poder usar a tecnologia para tornar a relação dos cães com seus donos ainda mais próxima. A Inupathy, segundo seu site, ainda está em fase de testes, e não tem previsão para começar a ser vendida. No site, é possível cadastrar seu e-mail para receber mais informações sobre o produto conforme elas forem divulgadas.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!