POVOS INDÍGENAS – Missionários Norte-Americanos amparam índios após Funasa abandonar posto em Lábrea (AM) – Fotos e vídeo

Os missionários Norte-Americanos Frederick Boloey e Paula Boloey estão trabalhando há mais de 25 anos no estado de Rondônia e demais regiões do Norte do Brasil.

POVOS INDÍGENAS – Missionários Norte-Americanos amparam índios após Funasa abandonar posto em Lábrea (AM) – Fotos e vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Os missionários Norte-Americanos Frederick Boloey e Paula Boloey estão trabalhando há mais de 25 anos no estado de Rondônia e demais regiões do Norte do Brasil. A tribo designada a realizar os últimos trabalhos missionários é  mais conhecida como; Deni, Localizada a Oeste de Lábrea, estado do Amazonas, as margens do rio Cunhuá, afluente do rio Purus. A área por ser muito remota, as equipes de trabalho de saúde e missionárias só chegam de avião, pois é muito difícil chegar até a tribo pela navegação fluvial.
Com uma população média de 1.000 indígenas espalhados pelo percurso do rio Cunhuá, os índios vêm sofrendo com as constantes epidemias de tuberculose, pneumonia e malária, pois há mais de 30 dias o único posto da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) que ainda estava próximo da tribo abandonou levando todos os remédios que restavam nas prateleiras da respectiva unidade.
De acordo com a missionária Paula Boloey, as crianças indígenas são as principais vítimas das doenças tropicais. Tanto é que uma criança morreu neste período de 30 dias de retirada dos funcionários da FUNASA da área indígena. Os missionários estão com cinco indígenas da tribo Deni, dentre eles o cacique, dois índios, uma índia e sua filha há mais de 20 dias em suas dependências.
Segundo os missionários, os indígenas da tribo Deni do Amazonas estão querendo ir embora de suas terras, após a retirada da FUNASA, pois os vírus das doenças tropicais estão se espalhando rapidamente pelas comunidades indígenas e ribeirinhas. Com isto, Paula Boloey e Frederick Boloey estão arcando com as despesas dos indígenas através de recursos próprios. Pagando até passagens de avião para poder salvar vidas indígenas. Os missionários relataram a reportagem do Rondoniaovivo.com na tarde da última segunda-feira (25) que os próprios funcionários da FUNASA foram os que informaram os dados telefônicos dos missionários aos indígenas para que estes fossem socorridos.
Diante das circunstâncias, os Norte-Americanos solicitam ajuda do Governo do Estado de Rondônia, do Amazonas e principalmente do Governo Federal para que eles investiguem e solucionem o problema da saúde indígenas nesta área inóspita da região norte do Brasil.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS