Anvisa e Ministério da Justiça publicam aviso de saúde e segurança sobre microbactérias

Anvisa e Ministério da Justiça publicam aviso de saúde e segurança sobre microbactérias

Anvisa e Ministério da Justiça publicam aviso de saúde e segurança sobre microbactérias

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​


Está suspensa a esterilização química por imersão de aparelhos dos equipamentos cirúrgicos de procedimentos abdominais, lipoaspiração e diagnósticos por videoscopias invasivos (com penetração no corpo). A determinação faz parte do pacote de novas medidas de combate às infecções por micobactérias e integram o Programa de Integração do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) com a Ouvidoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

O Aviso de Saúde e Segurança institui que a esterilização dos equipamentos deve ser feita conforme as orientações do fabricante e apenas no local especializado para o procedimento, a Central de Material Esterilizado (CME). Assim, hospitais ou clínicas que não tenham essa estrutura devem terceirizar o serviço para instituições que estejam cadastradas junto à agência reguladora e vigilâncias sanitárias.

As infecções por micobactérias já vitimaram várias pessoas no país e em Mato Grosso, um dos estados de incidência de casos. O problema é causado por falhas no processo de limpeza e desinfecção dos instrumentos cirúrgicos. As pessoas que possuem contato com esses equipamentos ficam, então, expostas a estes microorganismos, que podem demorar até dois anos para se manifestarem.

Apesar das medidas de segurança já terem sido tomadas, o consumidor que quiser informações sobre o assunto deve procurar o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do serviço de saúde e o médico para obter informações sobre a infecção por micobactéria.

Além disso, laboratórios, hospitais, clínicas, profissionais de saúde em geral, integrantes do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec) e cidadãos que identificarem suspeitas do problema devem informar ao sistema eletrônico www.anvisa.gov.br/hotsite/hotsite_micobacteria/formulario.htm. Já denúncias por negligência ou descumprimento das orientações de higienização nestes ambientes podem ser realizadas pelo endereço ouvidoria@anvisa.gov.br ou www.anvisa.gov.br/ouvidoria.

PROGRAMA ANVISA E DPDC/MJ – A parceria entre os órgãos para publicação de Avisos de Saúde e Segurança surgiu pela primeira vez em julho de 2008, com a intenção de ampliar a divulgação das medidas sanitárias de grande interesse público e mobilizar profissionais atuantes na área de saúde.

Desde o início do programa cinco comunicados já foram publicados. A maioria sobre medicamentos que apresentaram, comprovadamente, riscos à saúde do consumidor e, por este motivo, foram retirados do mercado.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS