Trabalhadores da Embrapa paralisarão suas atividades em todo o país na terça (30)
*Os trabalhadores da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) paralisarão suas atividades em todo o país na próxima terça-feira (30). Durante esse dia os trabalhadores farão manifestações em frente aos seus locais de trabalho. O objetivo do movimento é pressionar o governo a atender às reivindicações da campanha salarial, além da liberação de mais verbas para a pesquisa e o desenvolvimento agropecuário.
*Representados pelo SINPAF (Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário), os trabalhadores decidiram pela paralisação após terem frustradas todas as tentativas de acordo com a empresa, que ofereceu um reajuste salarial abaixo das expectativas de ganhos reais. Grande parte das reivindicações sociais também não foram atendidas.
*As perdas salariais acumuladas nos últimos 12 anos giram em torno de 37%. Uma maneira de o governo minimizar os prejuízos é proporcionar ganhos reais anualmente. Os trabalhadores também reivindicam a implementação do novo Plano de Carreiras (PCE). Após dois anos de negociação com a empresa, o governo autorizou sua implantação condicionado ao fechamento do acordo coletivo de trabalho (ACT). O PCE é outra fonte de reposição das perdas acumuladas.
*EMBRAPA
*A Embrapa, referência internacional em pesquisa agropecuária tropical, é responsável pelo desenvolvimento de pesquisas amplamente aplicadas no agronegócio, setor da economia brasileira que mais tem crescido nas últimas décadas. É uma das estatais que mais retorno social apresenta para o país. De acordo com seu último Balanço Social, a cada um real investido, outros R$ 12 retornam para a sociedade.