*Por meio de uma teleconferência realizada ontem pela manhã, a operadora Vivo alertou para clonagem de celulares. Teriam sido registrados casos de pessoas que ligam para vitimas se identificando como funcionários da empresa e pedem a confirmação de dados pessoais do cliente. Ainda não sabe como, de posse dos dados o fraudador faz a clonagem do celular.
*De acordo com o diretor de Terminais da Vivo, Nilton Mendes, não há dados significantes sobre a clonagem, mas nos últimos meses a empresa tem recebido um número maior de notificações dos clientes. ?No caso da clonagem a empresa é a maior vítima dos fraudadores?, afirma.
*Além de uma possível clonagem, os fraudadores podem usar números do CPF do cliente da operadora, por exemplo, para abrir crediários e até mesmo conta bancária. Esta é a fraude mais comum, principalmente com clientes da telefonia fixa.
*Segundo Niltom Mendes, a empresa está implantando na região Norte a autenticação de terminais para garantir a segurança das operadoras via celular Vivo. ?Esse sistema já esta 60% da região?, garante.
*A empresa afirma que só e solicitar a confirmação de dados quando o cliente liga para a Vivo. ?em nenhuma hipótese vamos ligar para o cliente?, afirma Mendes. Ele orienta para que em caso de duvida o cliente ligue para a central de relacionamento da empresa.