GIGANTE: Conheça a maior fazenda do Brasil com 135 mil hectares

Nova Piratininga, considerada a maior Fazenda do Brasil, tem terras que abrigam a criação de um dos maiores rebanhos de gado do país e conta também com milhares de hectares cultivados de soja e milho.

GIGANTE: Conheça a maior fazenda do Brasil com 135 mil hectares

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Localizada nos estados de Goiás e Tocantins, são 135 mil hectares, a Fazenda Nova Piratininga, área equivalente e ocupada por metrópoles como o Rio de Janeiro ou Nova York, registrada em uma matrícula única, no cartório de imóveis local, coisa rara no País.
 
Em geral, grandes fazendas são o resultado da compra e concentração de várias propriedades. A propriedade, considerada a maior Fazenda do Brasil, tem terras que abrigam a criação de um dos maiores rebanhos de gado do Brasil e conta também com milhares de hectares cultivados de soja e milho.
 
Não é segredo para ninguém que Goiás possui algumas das principais propriedades rurais do Brasil. Com 135 mil hectares, ela ocupa uma área de 1.350 km², ou seja, maior que a cidade de Nova Iorque que possui “apenas” 783,8 km².
 
Nova Piratininga é referência na pecuária
 
A Fazenda Nova Piratininga é uma empresa do agronegócio brasileiro, comprometida com alta qualidade, produtividade e desenvolvimento regional. Fundada há pouco mais de 12 anos, a maior Fazenda do Brasil, constrói sua história com base na dedicação e eficiência de seu time, na busca contínua por inovação e controle de qualidade, e na promoção da responsabilidade socioambiental.
 
Boa parte do crescimento da fazenda, que pertence ao empresário Marcelo Limirio Gonçalves (ex-CEO da Neo Química), é creditada à implantação do chamado sistema de ciclo completo (cria, recria e engorda).
 
Com um dos maiores rebanhos do Brasil, a Nova Piratininga se destaca pelo ciclo completo. A fazenda tem um dos maiores programas de IATF (inseminação artificial em tempo fixo) do país, apresenta elevado índice de prenhez e está entre as primeiras em número de inseminação da raça Angus.
 
A atividade agrícola do empreendimento tem o cultivo em larga escala da soja e do milho. Os investimentos robustos em agricultura de precisão, capacitação, máquinas e estrutura de armazenagem própria de grãos têm permitido um forte crescimento ano a ano.
 
Comprometido com a sustentabilidade, o empreendimento agropecuário mantém extensa área de preservação ambiental (APP) e reserva legal. A integração entre lavoura e pecuária é feita de maneira sustentável, com práticas adequadas que ajudam na redução da emissão de gases de efeito estufa.
 
 
 
Pecuária
 
A Nova Piratininga é reconhecida pelo melhoramento genético e fertilidade do rebanho, com o uso de tecnologia de ponta para o aprimoramento das raças Nelore e Angus, e pelos resultados expressivos em qualidade da carne e produtividade do gado. A fazenda atingiu excelência no ciclo completo, com a cria, recria e engorda do rebanho. São cerca de 120 mil cabeças, das quais 60 mil matrizes em idade reprodutiva.
 
A Empresa tem um dos maiores programas de IATF (inseminação artificial em tempo fixo) do Brasil, apresenta elevado índice de prenhez e está entre as primeiras em número de inseminação da raça Angus.
 
O empreendimento agropecuário caracteriza-se por práticas de excelência para a rastreabilidade do rebanho e hoje 100% do gado tem identificação, via chip controlado por software de gestão.
 
 
 
 
Agricultura
 
A atividade agrícola na Nova Piratininga está em plena expansão com o cultivo em larga escala da soja e do milho e foco na integração lavoura-pecuária.
 
Os investimentos robustos em alta tecnologia, como a agricultura de precisão, capacitação da equipe, máquinas e estrutura de armazenagem própria de grãos, têm permitido forte crescimento ano a ano.
 
A produção de soja também começou grande na propriedade, com 3 mil hectares de área plantada na safra 19/20 e já dobrou de volume em 20/21.
 
A área plantada do grão conta com um agressivo plano de desenvolvimento, cresce a cada safra e deve chegar a 50 mil hectares nos próximos anos. No cultivo de milho, a fazenda iniciou o plantio da safra 20/21, com expectativa de ser autossuficiente na produção do grão, de forragem (silagem e feno), voltados ao consumo do expressivo rebanho.
 
Relato do Confina Brasil em visita a Nova Piratininga
 
Os profissionais envolvidos na rota relataram visita à maior fazenda do país, presença de pecuaristas parceiros de frigoríficos e produção de bovinos para carne premium nas propriedades visitadas.
 
 
Com toda essa extensão, a gestão opta por trabalhar com o ciclo completo da produção pecuária, além da agricultura que abastece o confinamento através do plantio de milho e capim para silagem, e de soja para comercialização.
 
 
O confinamento é utilizado de forma estratégica para a terminação dos bovinos – abatendo 20 mil animais ao ano – e cria Nelore e F1 Angus, sendo foco produtivo para cumprir seu contrato com a JBS.
 
 
 
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS