GENÉTICA: Mais de 120 empresários rurais são beneficiados com Programa de Melhoramento

Projeto atende propriedades do Vale do Jamari e da Região Central de Rondônia

GENÉTICA: Mais de 120 empresários rurais são beneficiados com Programa de Melhoramento

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Mais de 120 empresários rurais estão sendo beneficiados pelo programa “Leite com Qualidade”, do Governo Federal. O projeto oferece subsídio de impostos para o Laticínio Monte Verde que, em contrapartida, deve investir no melhoramento do gado leiteiro da região, por meio da inseminação artificial por tempo fixo (IATF).

 

Para desenvolver o projeto, o laticínio buscou a parceria do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), por meio do programa Sebraetec. O Sebraetec é um programa de orientações especializadas e customizadas para implementar soluções com consultoria tecnológica, serviços metrológicos, avaliação de conformidade e prototipagem que beneficiou produtores de leite.

 

O laticínio nos procurou, neste ano, para fazer um trabalho de melhoramento genético com os empresários rurais da Região Central e do Vale do Jamari. O Sebrae entrou com o programa Sebraetec, que é um programa de inovação e tecnologia, com 70% da consultoria subsidiada e o laticínio entrou com 30%, a custo zero para o produtor rural”, detalhou Marcileide Zirondi, analista do Sebrae em Rondônia.

 

 

O Laticínio Monte Verde tem a planta instalada no município de Mirante da Serra e atende cerca de 4 mil produtores de leite. A empresa produz mais de 700 toneladas de queijo muçarela por mês.

 

A empresa tem uma produção média diária de 240 mil litros de leite. Essa é uma quantidade significativa para nós, mas não queremos ficar nisso, queremos aumentar mais. Ainda mais com esse incentivo do governo, e a parceria com o Sebrae, nós queremos cada dia aumentar mais esse número.”, afirmou Juvercino Campos, diretor do laticínio.

 

A propriedade do empresário rural, Cícero Januário Nascimento, foi uma das beneficiadas pelo programa de melhoramento genético. O produtor avaliou a participação no projeto.

 

Para mim, está sendo muito bom, porque eu tinha vontade de melhorar o meu rebanho. A gente vem lutando para ver se melhora, mas nós não tínhamos condições financeiras. Com esse programa do Laticínio Monte Verde e o Sebrae, acredito que vai ser muito bom [o resultado].”, garantiu o produtor rural.

 

Na propriedade, foram realizadas duas etapas do programa, com a avaliação do rebanho leiteiro, inseminação artificial e análise da qualidade do leite. Na terceira fase, foi concluído o diagnóstico por imagem para confirmar se as vacas inseminadas estavam prenhas.

 

A terceira etapa contempla o diagnóstico final, a fim de avaliar o resultado que obtivemos nesse protocolo de IATF. Aqui na propriedade do seu Cícero, obtivemos 50% em animais que anteriormente estavam em anestro e agora deram positivos para prenhez; os outros 50% já estão em ciclo e prontos para uma nova IATF.”, afirmou o médico veterinário, William Nicolau.

 

Saiba mais sobre o trabalho do Sebrae acessando o site  www.sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode acessar o perfil do Sebrae pelo WhatsApp, no número (69) 98130 5656.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS