LICITAÇÃO LOCAL: Governo compra 11,7 mil quilos de produção rondoniense de café robusta

Esta é uma vitória do setor produtivo estadual

LICITAÇÃO LOCAL: Governo compra 11,7 mil quilos de produção rondoniense de café robusta

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Superintendência de Licitações de Rondônia (Supel) deve homologar na próxima semana a licitação para compra de 11,7 mil quilos de café robusta produzidos e industrializados em Rondônia para a atender as necessidades de consumo da administração pública estadual, no percentual de 25%, nos termos da lei nº 123/2006, segundo informou o titular da Superintendência, Márcio Rogério Gabriel.

 

Segundo ele, esta é uma vitória do setor produtivo estadual, transformada em política pública para o setor, resultante de um processo que durou seis meses de estudos de especialistas da Supel até chegar ao modelo de edital, que foi levado a apreciação e aprovação pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e que possibilitou a licitação. Transformado em modelo, o edital, por decisão do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro em Pequena Empresa (Sebrae) será levado como subsídio ou modelo direto de edital de licitação para municípios e outras unidades da federação (estados).

 

O superintendente explicou que por força de lei, a aquisição da produção local não pode exceder a 25% do total da necessidade de consumo, e em obediência aos termos do edital foram classificadas 5 (cinco) empresas rondonienses, entre elas duas agroindústrias familiares – Flávio José Heringer Muniz e J.E de Souza Júnior -, sendo classificada a empresa Cical Indústria  e Comércio de Produtos Alimentícios, de Ji-Paraná, que vai fornecer um total de 11,7 mil quilos de café robusta, ao custo de R$ 14,69 o quilo, fechando a aquisição no valor total de R$ 172.108,04.

 

Para Márcio Gabriel, a iniciativa de comprar a produção local, na verdade, é um modelo de política pública de desenvolvimento regional, que deve ser ampliada para outras categorias produtivas, até como incentivo e sugestão de várias entidades nacionais, a exemplo do Sebrae, que trabalham pela formalidade, crescimento e fortalecimento dos pequenos negócios do País, dando oportunidade para todos. “Queremos que nosso modelo seja replicado e alcance seu objetivo”, disse o superintendente da Supel para justificar os seis meses de estudo do tema, que mereceram a aprovação do Tribunal de Contas do Estado.

 

O superintendente da Supel lembrou, por fim, que o Governo de Rondônia foi o grande incentivador da produção premiada do café rondoniense, fomentando a produção, com a distribuição de insumos e mudas clonais café, produzidas para atender as necessidades de clima e solo da região, e neste momento de alta produtividade e qualidade de sua produção de café robusta, tinha que entrar no mercado e fazer sua parte, adquirindo o que lhe permitido, como mais um incentivo ao produtor local.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS