O Ministério do Turismo (MTur) sediou, nesta quarta-feira (16/07), o "Rondônia Day Tour", evento voltado à valorização da identidade amazônica e à promoção de experiências culturais, gastronômicas e turísticas típicas do estado. A iniciativa contou com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do governador de Rondônia, Marcos Rocha, entre outros.
Realizado em Brasília (DF), o evento reuniu autoridades, embaixadores e representantes internacionais para apresentar os atrativos rondonienses e divulgar os avanços do Plano de Desenvolvimento do Turismo de Pesca Esportiva no estado.
Na ocasião, o ministro Celso Sabino destacou o apoio do MTur à iniciativa. "A Amazônia tem um potencial turístico inigualável, e Rondônia está cada vez mais preparada para mostrar ao Brasil e ao mundo sua riqueza cultural, natural e econômica. O Ministério do Turismo segue empenhado em apoiar ações como essa, que estimulam o desenvolvimento sustentável e fortalecem a imagem da região", afirmou Sabino.
Já o governador de Rondônia, Marcos Rocha, enalteceu o trabalho conjunto entre os governos estadual e federal para posicionar o estado como um destino turístico internacional.
"Rondônia é um estado onde nós vemos continuamente o crescimento e o desenvolvimento. Queremos que o Brasil e o mundo conheçam as nossas belezas e estamos estruturando e promovendo nossos destinos para impulsionar a economia e gerar oportunidades para nossa população. Rondônia representa um pedaço muito importante do nosso Brasil", enfatizou Rocha.
O "Rondônia Day Tour" integra um programa mais amplo de consolidação do estado como destino turístico global, com foco na promoção dos atrativos únicos da Amazônia, no fortalecimento da presença do estado no mercado turístico e na atração de visitantes nacionais e estrangeiros.
APOIO AO ESTADO
O Ministério do Turismo tem atuado diretamente no fortalecimento do turismo rondoniense. Em junho desse ano, por exemplo, representantes do órgão estiveram no estado com o projeto "PRT em Ação: Mapa do Turismo até Você!".
A iniciativa, voltada à capacitação de gestores municipais e ao fortalecimento da política nacional de regionalização do turismo, passou por municípios como Cacoal, Ouro Preto do Oeste e Porto Velho.
PESCA ESPORTIVA
A fim de impulsionar o segmento, os ministérios do Turismo e da Pesca e Aquicultura possuem um Acordo de Cooperação Técnica para o desenvolvimento sustentável e responsável de atividades turísticas ligadas à pesca esportiva e à aquicultura no Brasil.
A parceria, que favorece o ordenamento do setor, estimula a criação de novos roteiros em comunidades pesqueiras e ribeirinhas, gerando emprego e renda às populações locais.