SAIBA MAIS: O que fazer com as milhas da Avianca se a empresa não voar mais?

Segundo dados do site da empresa, são quatro milhões de consumidores que fazem parte do programa Amigo e possuem milhas da Avianca

SAIBA MAIS: O que fazer com as milhas da Avianca se a empresa não voar mais?

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Avianca vive uma grande crise - está em recuperação judicial e, desde 24 de maio, segue com as atividades suspensas por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Em meio a tudo isso, o que acontece com quem tem milhas da Avianca?

 

Segundo dados do site da empresa, são quatro milhões de consumidores que fazem parte do programa Amigo e possuem milhas da Avianca . E agora, como usar esses pontos? O consumidor pode sair no prejuízo?

 

Pelo regulamento do programa de milhagem , os participantes podem acumular pontos ao voar com a Avianca ou uma das 27 companhias aéreas parceiras, ou ao comprar em uma das 34 lojas on-line que também acumulam pontos para o programa da empresa.

 

Veja o que pode acontecer agora, segundo especialistas, com esses pontos: 

 

Dúvida #1: o que acontece com as milhas se a empresa decretar falência? 

 

Na avaliação de Igor Britto, especialista em aviação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é pouco provável que os clientes percam as milhas se a Avianca decretar falência, já que o programa de fidelidade é considerado um atrativo para companhias interessadas na compra da aérea.

 

Ele lembra que quando a Varig entrou em falência, por exemplo, a Gol adquiriu o programa Smiles e , hoje ele vale mais que a própria empresa, pondera o especialista.

 

Dúvida #2: se uma empresa adquirir o programa de milhas, as regras podem mudar? O consumidor pode sair prejudicado?

 

Se o programa de fidelidade for adquirido por outra companhia, não há garantia de que os benefícios permaneçam os mesmos, já que não existe nenhuma lei que regulamente este tipo de programa no Brasil, diz Britto.

 

Ou seja, a empresa que comprar o programa de milhagens, pode, sim, atribuir um valor muito inferior à pontuação acumulada pelo cliente, ou estipular um prazo de validade menor. O especialista em aviação do Idec, afirma que consumidor pode até reclamar formalmente, mas terá dificuldades para embasar a queixa, porque esses programas não são regulamentados.

 

Dúvida #3: posso usar as milhas acumuladas nas empresas parceiras do grupo Star Alliance, mesmo que a Avianca deixe de fazer parte do grupo?

 

Entre as companhias aéreas que são parceiras da Avianca, 26 fazem parte do grupo Star Alliance. Para Britto, é provável que a rede aceite transportar os clientes da empresa, mesmo se ela deixar de fazer parte do grupo. Oficialmente, no entanto, a Star Alliance não é obrigada absorver os pontos dos clientes se a Avianca deixar o grupo antes de ser comprada por outra empresa.

 

Mesmo assim, ele acha provável que o grupo aceite as milhagens dos clientes da Avianca pelo fato de pontuações serem financeiramente interessantes para as companhias aéreas.

 

Na pior das hipóteses, diz Britto, os clientes da Avianca teriam direito a pedir ressarcimento, já que pagaram por essas milhas, mesmo que indiretamente. Na visão do especialista em aviação, A tendência de mercado é que o consumidor não fique no prejuízo.

 

Procuradas pela agência O Globo, a Avianca e Star Alliance não responderam aos questionamentos. 

 

Dúvida #4: devo acelerar a troca das minhas milhas?

 

Para o advogado especialista em direito do consumidor Rodrigo Ribeiro, o ideal é que os participantes do programa Amigo tentem recuperar os pontos desde já com as empresas parceiras, para evitar maior dor de cabeça no futuro. A quem não tem planos de viagem, recomenda trocar logo as milhas da Avianca  por produtos.

Direito ao esquecimento
Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
Você acredita que o Código Penal e a Lei de Execução Penal devem ser endurecidos?
Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Senado Federal?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS