'JANEIRO ROXO': Prefeitura de PVH promove ações da campanha contra hanseníase

Objetivo é conscientizar e informar os moradores da capital sobre a doença

'JANEIRO ROXO': Prefeitura de PVH promove ações da campanha contra hanseníase

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Com o tema "Hanseníase: precisamos falar e agir", a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), realizou na quinta-feira (16), a abertura da campanha Janeiro Roxo, no Centro de Especialidades Médicas Dr. Alfredo Silva (CEM), com o objetivo de alertar a população para os cuidados sobre a infecção.
 
Durante o evento, foi realizada uma palestra com informações e dúvidas da população, com a presença de autoridades e pacientes. A campanha Janeiro Roxo foi definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma oportunidade para sensibilização da população sobre a hanseníase. Mês pontual para discutir e refletir sobre a doença como problema de saúde pública e potencializar as ações para sua eliminação.
 
Pensando na prevenção, a Prefeitura da capital realiza neste mês de janeiro uma série de atividades voltadas para a conscientização e combate à hanseníase, doença infectocontagiosa que ainda enfrenta preconceitos e desconhecimento. Entre as ações estão: capacitação de servidores, palestras em diversos setores e ainda mutirão de atendimento em unidades básicas de saúde, onde serão realizadas atividades que incluem avaliação das manchas e teste de sensibilidade.
 
Segundo a coordenadora municipal de hanseníase, Sheila Arruda, os novos casos diminuíram nos últimos anos. Em 2023, por exemplo, foram 54 novos casos e em 2024 foram confirmados, por enquanto, 52 registros. Os dados oficiais e completos do ano passado serão divulgados em fevereiro desse ano. "Essa é uma doença que precisa de muita atenção. Só para se ter uma ideia aqui no CEM são de 30 a 35 pacientes que fazem acompanhamento da doença há muitos anos", conclui.
 
O secretário da Semusa, Jaime Gazola, participou do lançamento da campanha e destacou a importância do diagnóstico precoce da doença. "Essa é uma doença que merece atenção e principalmente o diagnóstico precoce para um tratamento eficiente. A Prefeitura da capital está trabalhando para que nossas Unidades Básicas de Saúde encaminhem casos suspeitos para áreas especializadas, e assim, o paciente realizará o tratamento da forma adequada", disse o secretário.
 
 
SINAIS E DIAGNÓSTICO
 
De acordo com o médico especialista na doença, Tiago Barnabé, entre os sinais da hanseníase estão: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade tátil, térmica e dolorosa e além de áreas com diminuição dos pelos e do suor. "A transmissão ocorre quando uma pessoa com hanseníase, na forma infectante da doença, ou seja, sem tratamento, elimina secreções nasais, gotículas da fala, tosse, espirro", finaliza.
 
O diagnóstico é feito por profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), na atenção primária. Vale lembrar que o SUS disponibiliza o tratamento e acompanhamento da doença de forma gratuita e ainda nas unidades de referência, como, por exemplo, o Centro de Especialidades Médicas (CEM). Se tratada de maneira correta, ainda no início do tratamento, a doença deixa de ser transmitida.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Quem tem sua preferência em uma possível candidatura para o Governo de RO?
Você acha que 15 min de tolerância nos estacionamentos de shoppings é suficiente?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS