FEBRE OROPOUCHE: Doença parecida com dengue causa alerta no Amazonas e Rondônia

Virose avança pelo país e Ministério da Saúde recomenda redobrar cuidados

FEBRE OROPOUCHE: Doença parecida com dengue causa alerta no Amazonas e Rondônia

Foto: Reprodução da internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Há uma semana, os casos de infecção por "Febre do Oropouche" somavam pouco mais de 5 mil diagnósticos. O levantamento do Ministério da Saúde (MS) alerta os estados brasileiros, especialmente aqueles na Região Norte, onde os casos estão aumentando. Dos 5.102 registros, 2.947 foram identificados no Amazonas e 1.528 em Rondônia.

 

O Acre, Pará, Roraima e Amapá também têm casos notificados, mas ainda estão em investigação. Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Piauí, Santa Catarina, Maranhão e Paraná também estão apurando casos suspeitos.

 

O MS emite um alerta devido à progressão da doença. De acordo com o órgão, a transmissão ocorre pelo vírus transportado por artrópodes do gênero Orthobunyavirus, da família Peribunyaviridae, tendo como vetor o mosquito conhecido como "borrachudo", "pólvora" ou "maruim".

 

Os pacientes infectados podem apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores musculares, náusea e diarreia. Segundo o Ministério da Saúde, os sintomas da Febre do Oropouche são semelhantes aos da dengue e da chikungunya.

 

"É crucial que os profissionais da área de vigilância em saúde consigam diferenciar essas doenças através de características clínicas, epidemiológicas e laboratoriais, e orientar as ações de prevenção e controle", destaca o MS.

 

O diagnóstico é realizado por meio de avaliação clínica e exames laboratoriais. Segundo o Ministério da Saúde, não existe um tratamento específico para a doença, mas é recomendável repouso após consulta médica.

 

No Brasil, o primeiro caso de Febre do Oropouche foi registrado em 1960, durante a construção da estrada federal Belém-Brasília.

 

Desde então, os registros mais frequentes da doença têm sido relatados nos estados da Região Norte. A doença também já causou surtos em países da América Central e do Sul, conforme informações do Ministério da Saúde.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS