PROJETO RIO MADEIRA: Future Climate Group gera créditos de carbono para o mercado internacional

A conservação de 52 mil hectares no Amazonas e em Rondônia alia preservação ambiental, impacto social e bioeconomia, em parceria com comunidades locais e empresas privadas

PROJETO RIO MADEIRA: Future Climate Group gera créditos de carbono para o mercado internacional

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
1 pessoas reagiram a isso.
O Future Climate Group avança no combate ao desmatamento e na promoção da bioeconomia com o Projeto REDD+ Rio Madeira, que protege mais de 52 mil hectares de floresta na região Amazônica, nos estados do Amazonas e de Rondônia. A iniciativa, desenvolvida em parceria com os grupos Rovema, Leite e Tupá, não apenas evita o desmatamento, mas também ativa cadeias produtivas sustentáveis, gera créditos de carbono e promove melhorias sociais nas comunidades da área envolvida.
 
 
Desde o início de suas operações, em 2019, o Projeto Rio Madeira já evitou o desmatamento de 6 mil hectares de floresta, o equivalente a 11% da área total protegida. Essa conquista se dá em um contexto muito desafiador: a região enfrenta ameaças como grilagem de terras, roubo de madeira e incêndios florestais. 
 
 
O desafio constante é manter a segurança e a vigilância nas propriedades participantes, localizadas ao longo da BR-364, entre Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), para evitar a entrada de pessoas que podem ameaçar a floresta.
 
 
As ações de conservação são sustentadas por certificações rigorosas, a Verified Carbon Standard (VCS) e a Climate, Community and Biodiversity Standard (CCB), que garantem a integridade dos créditos de carbono gerados e asseguram a precisão e a confiabilidade dos dados.
 
 
Duas escolas públicas rurais do interior de Porto Velho têm recebido melhorias importantes como parte das ações socioambientais do projeto. A Escola Municipal Flor do Cupuaçu, por exemplo, já conta com nova infraestrutura elétrica, acesso à internet via satélite e uma horta pedagógica, que já começou a abastecer a merenda escolar com alimentos frescos e cultivados pelos próprios alunos e professores. Em breve, também será inaugurada uma sala de informática.
 
Na Escola Municipal Marechal Rondon, as ações começaram com atividades de educação ambiental em comemoração ao Dia da Biodiversidade, promovendo o contato dos estudantes com temas ligados à conservação e ao cuidado com a natureza. Assim como na Flor do Cupuaçu, uma sala de informática também será instalada, beneficiando ao todo cerca de 240 alunos e professores das duas instituições.
 
 
Além das escolas, o projeto REDD+ Rio Madeira também apoia o projeto Guerreiros da Natureza, uma iniciativa de inclusão social por meio do karatê, voltada a crianças e adolescentes da comunidade rural Morrinhos, no interior de Porto Velho.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS