EVENTO NACIONAL: Festival dos Povos da Floresta celebra a potência cultural amazônica

Projeto itinerante percorre cinco capitais brasileiras, com primeira edição em Porto Velho, que contará com a participação de Lenine

EVENTO NACIONAL: Festival dos Povos da Floresta celebra a potência cultural amazônica

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
A riqueza ancestral, a força criativa e as vozes da Amazônia ganham protagonismo nacional com o Festival dos Povos da Floresta, evento itinerante que percorrerá por cinco capitais brasileiras entre 2025 e 2026.
 
A primeira edição acontece em Porto Velho (RO), do dia 29 de maio até 8 de junho, reunindo uma programação multidisciplinar gratuita que integra exposições de artes visuais, apresentações indígenas, oficinas formativas, rodas de conversa e shows musicais. Apresentado pela Petrobras por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura e Governo Federal, o festival propõe um novo olhar sobre o território amazônico, deslocando-o de uma visão periférica para o centro do debate cultural brasileiro.
 
O Festival dos Povos da Floresta nasce da necessidade de deslocar o olhar do Brasil para a Amazônia não como reserva de recursos, mas como território de produção cultural potente e contemporâneo. "Este festival representa uma mudança de paradigma na forma como o Brasil enxerga a produção cultural amazônica. Não estamos falando apenas de preservação de tradições, mas de um movimento contemporâneo, vivo e pulsante que dialoga com questões urgentes do nosso tempo", afirma Fabiana Gomes, diretora de projetos do Centro Rioterra, idealizadora do evento.
 
A abertura do festival em Porto Velho acontece com a exposição JUVIA, sob curadoria de Rosely Nakagawa, que reúne obras inéditas de artistas convidados, como Gustavo Caboco, artista indígena que assina o logotipo do projeto, e a fotógrafa Paula Sampaio. Entre os destaques dos selecionados estão....
 
 
INTERLOCUÇÃO NACIONAL E PROTAGONISMO INDÍGENA
 
O festival promove um importante diálogo entre artistas locais e nomes consolidados do cenário nacional. O músico Lenine, reconhecido por sua trajetória poética e engajada, representando uma música brasileira que honra raízes e diálogo com questões contemporâneas, encerra a programação dos shows. Com a curadoria de Aline Moraes, o Palco Petrobras reúne artistas como Gabriê (RO) , Patrícia Bastos (AP) , Ernesto Melo e Bado (RO), Nilson Chaves (PA) e Quilomboclada (RO) .
 
Além disso, o público poderá prestigiar apresentações dos povos Gavião , Arara , Makurap , Tupari e Zoró , reafirmando a pluralidade de vozes e narrativas que compõem a floresta. "Este é um projeto semente. Ao pensar nessa curadoria, meu desejo foi provocar encontros e criar pontes, revelando toda a potência musical dessa terra em suas múltiplas vertentes", explica Aline Moraes. Após Porto Velho, o Festival dos Povos da Floresta seguirá para Boa Vista (RR) , Macapá (AP) , Belém (PA) e encerrará seu circuito em Brasília (DF).
 
Em cada cidade, o evento propõe experiências culturais voltadas à valorização dos saberes amazônicos, promovendo redes de intercâmbio entre artistas, lideranças e territórios.
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS