RIBEIRO DO SINPOL: Deputado propõe a criação das Brigadas de Combate a Incêndios e Catástrofes

Parlamentar se reuniu com o governador coronel Marcos Rocha para tratar sobre o assunto

RIBEIRO DO SINPOL: Deputado propõe a criação das Brigadas de Combate a Incêndios e Catástrofes

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em situação alarmante devido às queimadas, o deputado Ribeiro do Sinpol (PRD), por meio de propositura parlamentar, indicou ao governo de Rondônia a criação das Brigadas para Prevenção e Combate Contra Incêndios e Ações Humanitárias em Catástrofes e a necessidade de instituir diretrizes para Prevenção, Pronta Resposta e Combate a Incêndios e de Ações Humanitárias em Catástrofes.
 
A indicação parlamentar tem como objetivo instituir a Política Estadual de Prevenção, Pronta Resposta e Combate a Incêndios e de Ações Humanitárias em Catástrofes no estado de Rondônia, bem como criar as Brigadas para Prevenção e Combate Contra Incêndios e Ações Humanitárias em Catástrofes (BMPCI/AHC) e estabelecer o Colegiado de Notáveis.
 
A propositura busca cumprir essas obrigações constitucionais e legais. O estado de Rondônia possui características geográficas únicas, além da sua considerável extensão geográfica, incluindo vastas áreas florestais, rios e condições climáticas específicas. Esses fatores contribuem para a ocorrência frequente de incêndios florestais, inundações e outros desastres naturais, que representam riscos significativos para a população, o meio ambiente e o patrimônio.
 
Um outro fator preocupante é que em muitas áreas remotas, a presença de unidades do Corpo de Bombeiros Militar é limitada ou inexistente, e a formação de Brigadas de Incêndios e Ações Humanitárias permite que o estado aumente sua capacidade de resposta em situação de emergência.
 
Ainda na propositura, o Colegiado de Notáveis, seria composto por representantes dos Poderes Judiciário e Legislativo, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e da sociedade civil, entre outros. Sua função é garantir a governança e a adequação das ações da PEPCI/AHC - RO aos interesses da população, promovendo a transparência e a participação social na gestão da política.
 
A implantação de sistemas de monitoramento contínuo e de alerta eficazes, visando à detecção e comunicação ágil de situações de risco, também estão previstas no projeto. Isso é fundamental para prevenir desastres e garantir a segurança da população, atendendo às diretrizes da Lei Federal 12.608/2012 e das normativas estaduais.
 
O presente projeto estabelece fontes de financiamento, incluindo dotações orçamentárias específicas, recursos estaduais e municipais, emendas parlamentares e possíveis parcerias com entidades privadas. Isso assegura que a PEPCI/AHC - RO tenha os recursos necessários para sua implementação e manutenção.
 
“O calor e a sensação de desespero ao respirar se tornaram frequentes na vida dos rondonienses. Além disso, nosso estado enfrenta uma crise hídrica e as pessoas estão vulneráveis e recorrendo ao uso de máscaras”, lamentou o parlamentar.
 
Em razão disso, o parlamentar se reuniu com o governador do Estado, coronel Marcos Rocha e apresentou a propositura. Em resposta, o executivo sinalizou positivamente e afirmou que fará jus ao pedido do parlamentar.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS