Prefeito avalia que Porto Velho melhorou muito e a população adquiriu o sentimento de pertencimento
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Durante entrevista ao Canal 10.1/Rondoniaovivo, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) fez avaliação de sua gestão e disse que é favorável a um mandato só de seis anos sem reeleição. “Mandato de quatro anos é pouco e oito é demais”, afirmou. Para ele, que também presidente a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), os prefeitos vivem limitados com as restrições em anos eleitorais e, por isso, seria importante implantar eleições gerais.
Outro assunto abordado na entrevista foi sobre o momento crítico de queimadas com muita fumaça e mal estar para a população. O prefeito lamentou o momento crítico com muitas queimadas e incêndios florestais em Rondônia e disse que o município está fazendo sua parte e atendendo a população nesse período de escassez de água. Conforme explicou, a prefeitura tem o programa de emergência para o período de seca e abastece a população ribeirinha com água mineral devido a seca dos poços. A estimativa é que sejam distribuídos 180 mil litros de água mineral para os moradores ribeirinhos que são os mais afetados.
Água e esgoto
Ainda sobre a crise hídrica, Hildon Chaves disse que sua equipe técnica elaborou um grande projeto de abastecimento de água e sistema de coleta de esgotamento sanitário, mas não foi possível executar devido a uma lei estadual que limita esse serviço a Companhia de Água e Esgoto de Rondônia (CAERD) e que a estatal não tem recursos para implementar esse serviço.
Chaves buscaria recursos através de parcerias público-privada (PPP) para suprir a estimativa de R$ 5 bilhões necessários para implantação desses sistemas. “Nem o estado e nem a prefeitura tem condições de fazer essa obra. Somente com parcerias seria possível, mas esbarramos nessa legislação estadual”, justificou.
Coleta de lixo
Outro problema que o prefeito fez questão de esclarecer é sobre a licitação do serviço de coleta de lixo da cidade de Porto Velho e dos distritos. A prefeitura tinha um contrato emergencial com a empresa, mas por recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RO) foi necessário fazer a licitação. Segundo o prefeito, o processo é bastante complexo e houve interpretação diferente entre o TCE que pediu o critério de menor valor e a equipe técnica da prefeitura indicou melhor técnica e valor, considerando a complexidade da coleta de resíduos.
Hildon chaves disse que o serviço de coleta nas comunidades do Baixo Madeira envolver transportes terrestres e fluviais. Nos demais distritos tem a dificuldade da distância até o descarte em aterro sanitário. “Tudo isso foi considerado pela nossa equipe técnica para evitar que a empresa vencedora do certame pudesse realizar o serviço na qualidade e quantidade necessário. Pensamos no atendimento de qualidade à população da Capital e dos distritos”, ponderou.
Mais asfalto
O prefeito contabilizou mais de 800 quilômetros de asfalto realizado sendo que desses, cerca de 60% é asfalto novo em ruas que eram de chão. Ele disse que sua gestão fez a média de 400 quilômetros de asfalto por mandato, enquanto que nas demais administrações foram feitas entre 40 a 50 quilômetros. Ele ainda ressaltou que a qualidade do asfalto é superior ao aplicado anteriormente e que todos os setores da cidade foram beneficiados.
Iluminação de Led
Outro beneficio importante na visão do prefeito foi a troca da iluminação antiga por luminárias de Led com garantia de oito anos pelo fabricante. Além de iluminar todos os bairros, o material utilizado é longa duração gerando custo-benefício ao poder público.
Educação
A educação também melhorou, conforme avalia o prefeito Hildon Chaves. Conforme relatou, Porto Velho é destaque nacional com alto índice de alfabetização em idade certa. As salas de aulas das escolas municipais estão climatizadas e o transporte escolar ganhou frota nova oferecendo segurança e qualidade no transporte de estudantes.
Transporte urbano
O transporte de passageiros pelo sistema coletivo ganhou nova concessionária que trouxe para Porto velho ônibus novos, com Wi-Fi e ar condicionado em toda a frota que ele considera a melhor da região.
Hospital Municipal
Hildon Chaves também relatou que tinha plano de construir um hospital municipal, mas que a pandemia afetou a arrecadação de todos os municípios brasileiros e não houve tempo de recompor esse projeto. Para ele, essa unidade de saúde é de grande importância para a população e que espera que a próxima gestão possa realizar o projeto.
Final de mandato
O prefeito Hildon Chaves disse que sente realizado pelo desafio de administrar Porto Velho e de ter entregue para a população obras e serviços que jamais tinham sido realizados. Ele considera que o sentimento de pertencimento da população agora é maior e que houve valorização dos imóveis devido aos asfaltamos e serviços públicos realizados. Está satisfeito porque a última avaliação de sua gestão indicou satisfação de 90% da população que aprovou seu governo.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!