MANDATO TRANSPARENTE: Confúcio Moura confia na retomada de obras e recebe diretor do BNDES

Senador presta contas de seu trabalho, enfatizando suas múltiplas atividades na Comissão de Serviços de Infraestrutura e na Frente Parlamentar Mista pelo Brasil Competitivo

MANDATO TRANSPARENTE: Confúcio Moura confia na retomada de obras e recebe diretor do BNDES

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Presidente da Comissão de Serviços de Infraestrutura arranjou mais atividade ao integrar a Frente Parlamentar Mista pelo Brasil Competitivo. Ao mesmo tempo, alertou o governo contra o esvaziamento dos ministérios do Meio Ambiente e de Povos Originários.
 
 
A Frente Brasil Competitivo é constituída por representantes de todas as correntes de opinião política do Congresso Nacional, e visa promover a eliminação do Custo Brasil, a desburocratização, a segurança jurídica, a estabilidade monetária, e o equilíbrio fiscal.
 
 
“Esperamos com o nosso trabalho criar o melhor ambiente de negócios globalmente competitivo, eficiente, produtivo e, fundamentado nos princípios da ordem econômica da valorização do trabalho humano e da livre iniciativa”, assinalou.
 
 
A partir de hoje, o senador divulgará semanalmente a síntese de suas atividades semanais, respondendo ao público leitor e eleitor.
 
 
Confúcio disse que brota a esperança na retomada das 4.473 obras inacabadas do sistema educacional como um todo, inclusive por seu potencial de geração imediata de emprego e renda
 
“Apoiamos a urgente retomada das obras de creches inacabadas e que estão paralisadas, das escolas e de outros equipamentos públicos em Rondônia”, reiterou o senador.
 
 
No início de 2023, o senador havia apelado nesse sentido lembrando a existência de diversas creches e quadras poliesportivas com obras paralisadas.
 
 
RESPONSABILIDADE EDUCACIONAL
 
Em audiência pública presidida pelo senador, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte começou a debater quinta-feira, 25, o Projeto de Lei nº 88 de 2023, de autoria do senador Flávio Arns (PSB-PR) que cria a Lei de Responsabilidade Educacional.
 
 
A matéria relatada pelo senador Confúcio é o Projeto de Lei nº 335 de 2019, da Câmara dos Deputados, que determina ao poder público a obrigação de divulgar a lista de espera por vagas nos estabelecimentos de educação básica de sua rede de ensino. A matéria segue para o Plenário.
 
 
O senador enfatizou que os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Contínua) indicam haver 1,04 milhão de pessoas de 4 a 17 anos que não frequentavam a escola em 2022.
 
 
QUEM ESTÁ NA CRECHE NO BRASIL?
 
O senador apresentou ainda dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2019, segundo os quais apenas 37% das crianças de zero a três anos frequentavam creche, resultando que, para alcançar a meta do Plano Nacional de Educação de oferecer essa etapa para 50% da faixa etária, seria necessário criar mais 1,4 milhão de vagas até em 2024.
 
 
“O atual quadro torna necessária ação mais firme do poder público com vistas a garantir o direito à educação; esse direito não se restringe à faixa etária de 4 a 17. De fato, recente decisão do STF estabeleceu o entendimento de que o poder público tem o dever de dar efetividade integral às normas constitucionais sobre acesso à educação básica e que a oferta de educação infantil, inclusive creche, pode ser exigida individualmente”, ele enfatizou.
 
 
Uma vez mais alertou: “Investir em educação não é gastar, temos que superar essa visão”, assinalou.  “Aliás, nenhum uso do dinheiro público é gasto; salvar vidas não é gasto, melhorar estradas, portos e aeroportos não é gasto. Gasto é a corrupção, o desvio, o enriquecimento ilícito. A educação liberta, prepara para o futuro, melhora a vida das pessoas”, acrescentou.
 
 
PROTESTO CONTRA ESVAZIAMENTO MINISTERIAL
 
“Faço coro à indignação da senadora Leila Barros pelo que aconteceu quarta-feira aqui no Congresso. Quem mais pode fazer pelos povos originários que a ministra que lá está? O ministério é novo e a pessoa indicada para tratar de tema que ela conhece bem veio de lá. A demarcação de terras indígenas deve ser de responsabilidade desse ministério. O Ministério da Justiça já tem tantas atribuições”, afirmou o senador.
 
 
Em relação ao Ministério do Meio Ambiente, ele ressaltou que não há resistência da Pasta na exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas, mas o que se quer é evitar tragédias. “Não devemos esquecer de Brumadinho.”
 
 
“O que a ministra Marina Silva quer é evitar novas tragédias, que se faça as coisas com os cuidados devidos, pois estamos falando da Amazônia, o bioma mais importante para o País. E o presidente Lula está vendendo ao mundo a ideia da preservação da Amazônia”.
 
 
O desabafo de Confúcio aconteceu durante a 12ª Reunião da Comissão do Meio Ambiente do Senado Federal, quinta-feira, quando ele se posicionou contra o esvaziamento dos ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Originários em função de decisões tomadas pelo Congresso.
 
 
Embora a reunião estivesse sido convocada para debater as regras para o mercado de carbono, Confúcio fez coro à fala da relatora do Projeto nº 412-2022 que trata do tema, senadora Leila Barros, que manifestou sua indignação a respeito da perda de cargos e atribuições dos dois ministérios com a votação de medida provisória.
 
 
CANDEIAS: APOIO À SAÚDE
 
Confúcio anunciou a liberação de R$ 523 mil para Candeias do Jamari, indicados ao Orçamento Geral da União durante o mandato de sua suplente Maria Eliza para aquisição de computadores, cadeias, mesas para refeitório, impressoras, entre outros materiais permanentes para unidades básicas de saúde.
 
 
BNDES
 
No gabinete, o senador recebeu a visita do ex-ministro da Fazenda Nelson Barbosa, um articulista que escreve sistematicamente sobre economia. Ele é diretor do BNDES e apresentou ao senador  algumas sugestões para lei de debêntures de infraestrutura.
 
 
Segundo Confúcio, além de aconselhamentos importantes, o diretor encaminhará dois projetos para a criação de uma linha aplicação financeira destinada somente a bancos de desenvolvimento e agências de desenvolvimento.
 
 
RODOVIAS
 
Reunido com o deputado estadual Ezequiel Neiva, amigo e parceiro em diversas ações no estado, o senador tratou das condições de trafegabilidade das rodovias BR-364 e 435 e falamos também da ponte sobre o Rio Cabixi, na RO-370, que liga Rondônia ao estado de Mato Grosso.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS