PROGRESSO: CCJ do Senado vota PEC de Confúcio Moura sobre Educação

Para o senador rondoniense, são inúmeros desafios para setor no país

PROGRESSO: CCJ do Senado vota PEC de Confúcio Moura sobre Educação

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal pode votar nesta quarta-feira (24), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 137 de 2019, de autoria do senador Confúcio Moura (MDB-RO), que define a educação como vetor do progresso do país. A matéria tem parecer favorável da relatora, senadora Professora Dorinha Seabra (União Brasil-TO).
 
 
 
De acordo com o senador, há inúmeros desafios para a educação do país e que a superação deles passam necessariamente por mais investimentos públicos, formação permanente dos profissionais da educação, pela adoção de currículos vivos e conectados com a realidade, bem como pela melhoria e inovação dos processos de ensino-aprendizagem.
 
 
 
A proposição de Confúcio Moura altera o Art. 205 da Constituição Federal e passa a vigorar com a seguinte redação: “Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, é vetor do progresso do País, e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”
 
 
 
Dentre esses desafios, Confúcio Moura afirma que há um, de cunho cultural que impacta de maneira muito significativa a educação oferecida no Brasil. Segundo ele, trata-se da dificuldade de entendimento, tanto por parte da sociedade quanto dos sucessivos governos, acerca da importância da educação como vetor para o progresso econômico e para o desenvolvimento sustentável.
 
 
 
“Investir em educação não é gastar, temos que superar essa visão. Aliás, nenhum uso do dinheiro público é gasto; salvar vidas não é gasto, melhorar estradas, portos e aeroportos não é gasto. Gasto é a corrupção, o desvio, o enriquecimento ilícito. A educação liberta, prepara para o futuro, melhora a vida das pessoas”, repete o senador.
 
 
 
Para o senador, a educação deve ser percebida também sob o ponto de vista coletivo, na construção de consensos sobre a sua importância, de modo que a melhoria dos padrões educacionais seja entendida como ferramenta essencial para que se elevem os índices de desenvolvimento econômico e social do país.
 
 
 
“Pensamos que o acréscimo desse princípio na Constituição Federal é bastante pertinente, na medida em que passa a valer, com status constitucional, a consciência de que cada estudante é, de certa forma, um ativo cultural e econômico, logo, um patrimônio nacional”, defendeu Confúcio Moura.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS