ESPAÇO ABERTO: Dois protestos simultâneos em uma Porto Velho sem comando

Confira a coluna

ESPAÇO ABERTO: Dois protestos simultâneos em uma Porto Velho sem comando

Foto: Rondoniaovivo

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

PARA AS MULHERES


O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia abre as inscrições para mulheres interessadas em participar do Projeto DELAS: Lutas e Artes Marciais. O projeto é fruto de uma parceria entre o IFRO e a Secretaria Nacional de Política para Mulheres. O projeto irá ofertar atividades de lutas e artes marciais para meninas e mulheres a partir dos 12 anos de idade, em situação de vulnerabilidade socioeconômica e/ou expostas a riscos sociais.


Serão ofertadas 800 vagas, distribuídas conforme o quadro abaixo:

 

 

Campus/Núcleo

Modalidade

Nº Vagas

Ariquemes

Muay Thai

100

Judô

100

Ji-Paraná

Muay Thai

100

Judô

100

Porto Velho Zona Norte

Muay Thai

100

Judô

100

Vilhena

Karatê

100

Kickboxing

100

Total

800

 

 

As inscrições estarão abertas até o dia 24 de maio de 2019 e deverão ser feitas através do preenchimento de formulário online, no link:https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdZ1-c_jCpEDTjPU66pOIcubDq3R9bQRHAKrkEppnDVzD1wAA/viewform

 

 

 

 

 

BANAL


A foto do buraco sinalizado com um pneu chama a atenção, claro, mas, infelizmente, é uma banalidade em nossa capital. De Norte a Sul da cidade existem dezenas de crateras cobertas com entulho. Tem morador de rua que já “mobiliou” o espaço onde vive com geladeira, fogão, sofá, mesas e cadeiras que são usados como sinalização. Quem resolve o problema? Bom, eu e uma enorme parcela da população achamos que deveria ser o poder público mas em uma cidade onde o gestor público não consegue dar conta do básico fica difícil apontar alguém para providenciar a solução.

 

 

 

 

 

BRASIL EM ÚLTIMO LUGAR 

 

O Brasil está em vexatório último lugar, no mundo, entre os 44 países que publicaram ao menos mil trabalhos científicos ao longo de 2017, ano do levantamento mais recente. O número de artigos foi razoável, 73,6 mil no total, mas os 5,1 mil trabalhos na área de ciências sociais não produziram impacto minimamente relevante: apenas 711 citações, de acordo com índice mundial de Citações Por Publicação (CPP), segundo estudo divulgado pela Scimago Journal & Country Rank. 

 

 

TEM MAIS


Considerados os 158 países cujas pesquisas em ciências sociais foram mais relevantes, o Brasil, oitava maior economia, está em 78º lugar. A produção acadêmica da Suíça em ciências sociais é metade da brasileira, mas tem mais que o dobro em citações (CPP): 1,5 mil. Referência do “capitalismo opressor e insensível”, os Estados Unidos fizeram 64,5 mil pesquisas sociais, quase 13 vezes a mais que o Brasil.

 


JÁ ESTÁ VALENDO


Já está assinado pelo  presidente Jair Bolsonaro o decreto que regulamenta a posse, o porte e a comercialização de armas e munições para caçadores, atiradores e colecionadores.

 

O documento trata também da desburocratização, comercialização e importação de armas e munições. Contempla a facilitação do transportre de armas, o aumento da dotação da munição, dentre outras. 

 

Em janeiro, numa das primeiras medidas de governo, Bolsonaro flexibilizou a posse de armas de fogo no país. Com a medida, os critérios para registro e posse de armas ficam mais objetivos e, na prática, qualquer cidadão de 25 anos ou mais, sem antecedentes criminais e com emprego e residência fixa, poderá ter em sua posse até quatro armas de fogo. 

 

 

 

 


CHANCE NA MAIOR CIA DO MUNDO


Começam, nesta sexta-feira (10/5), as inscrições para o processo seletivo de novos bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi Brasil, que fará pré-seleção em Porto Velho no dia 18 de maio, no Ginásio Cláudio Coutinho. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de maio, às 23h59 (horário de Brasília), no site www.escolabolshoi.com.br, onde está disponível também o edital. O valor da inscrição é R$ 25,00 e pode ser pago até o dia 17 de maio. 


As vagas são para os nascidos nos anos de 2001 a 2010, de ambos os sexos, para bailarinos e não bailarinos. A Escola Bolshoi fica em Joinville, Santa Catarina. O resultado da pré-seleção será divulgado no dia 20 de maio no site da escola.

 

 


NÃO IMPORTA CONDIÇÃO SOCIAL


O Bolshoi, além de ser a maior e mais reconhecida companhia de balé do Mundo também é uma referência para quem luta por um sonho. A disciplina e a dedicação são o carro chefe para os jovens conseguirem trabalhar no balé. Desde 2011 quando a Companhia abriu vaga para pessoas de fora da Rússia apenas dois brasileiros conseguiram ingressar no Bolshoi. Erick Swolkin, do interior de Santa Catarina, e Bruna Gaglianone, uma jovem simples e pobre nascida em Caxias, interior do Maranhão. Antes de completar nove anos, Bruna mudou-se para a capital onde começou seus estudos de balé. Incentivada pela professora, participou da seleção da Escola do Teatro Bolshoi, onde foi aprovada em primeiro lugar, aos doze anos. Bruna é um excelente exemplo para os jovens de Rondônia que tem o mesmo sonho que ela teve.

 

 

 

 

 

NINGUÉM TÁ LIVRE


O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou o juiz Glaucenir de Oliveira a pagar 27 mil reais de indenização por dano moral a Gilmar Mendes. Glaucenir acusou Gilmar Mendes de corrupção por ter concedido habeas corpus a Anthony Garotinho. 


Magistrados organizaram uma vaquinha para ajudar Glaucenir a pagar a indenização. Pois é, coisas da Corte.

 

 

LANÇAMENTO DO BOTO ROCK FESTIVAL

 

Nesta quarta-feira (8/5), às 9h, a Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural (Funcultural) apresenta a programação da 2ª edição do Boto Rock Festival. O local será o Parque Circuito.

 

 

 

 

 

BLOQUEIOS


O Bloqueio da BR-319, no início da manhã desta terça-feira (7), sentido Porto Velho (RO) – Humaitá (AM), e o bloqueio na Estrada do Belmont, no mesmo horário, revelam o reflexo de uma cidade sem comando. 

 

 

VEJA MAIS:

 

De um lado reclamações pela incompetência da falta de transporte escolar, do outro reclamações pela incompetência na conservação da principal via que leva a região portuária. São dois problemas crônicos que nunca são resolvidos deixando ao povo a alternativa da manifestação como forma de pressionar por uma solução. Prefeito, vice ( esse tem gente que nem sabe quem ele é ) e vereadores parecem ignorar uma triste realidade que só piora  a medida que o tempo vai passando. No caso dos vereadores, nem discurso inflamado acontece mais na câmara o que deixa a impressão de um comodismo que gera mais benefícios do que levantar bandeira em nome da população.

 

 

 

 

 

Mande suas sugestões de pauta, fotos, denúncias ou reclamações para espacoaberto@rondoniaovivo.com.

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS