O Governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que a construção dos terminais caracteriza oportunidade de desenvolvimento para o estado
Foto: Assessoria
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A Deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), acompanhada do governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha (PSL-RO), do Secretário de Agricultura de Rondônia Evandro Padovani, do Embaixador da Bolívia José Kinn, e do empresário Cesar Cassol, se reuniu nesta quinta-feira (21) com a diretoria da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) para discutir o fortalecimento das relações comerciais entre o Brasil e a Bolívia.
A falta de portos e alfandegas bem estruturadas na fronteira, especialmente nos municípios de Guajará-Mirim e Costa Marques, tem impedido o desenvolvimento da agricultura na região.
Autoridades bolivianas sinalizaram interesse na compra de calcário, além de outros produtos brasileiros, para melhorar o solo e a produtividade das plantações daquele país, especialmente no departamento de Beni, fronteira com o estado de Rondônia. A concretização do negócio, no entanto, esbarra na logística precária de transporte. Segundo o embaixador da Bolívia, José Kinn, há seis milhões de hectares a serem desenvolvidos no país vizinho. Além disso, a construção do porto permitiria que o Brasil comprasse, a menores custos, ureia e sal da Bolívia.
A Proposta é que empresários brasileiros e bolivianos possam construir dois Terminais de uso Privado (TUP), sendo um em Guajará Mirim e um em Costa Marques para viabilizar transações comerciais entre Brasil e Bolívia.
O Governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que a construção dos terminais, bem como a regulação das atividades portuárias, caracteriza oportunidade de desenvolvimento para o estado e para o país “Guajará Mirim tem sido esquecida ao longo dos anos, ela está quase uma cidade fantasma. Eu vejo que a gente tem grande de chance de mudar essa história”.
A Deputada federal Jaqueline Cassol acrescentou que o mesmo tem acontecido no município de Costa Marques “São dois municípios que, com a abertura dos portos, vão melhorar além da questão comercial, também o desenvolvimento como um todo. Tanto no lado do Brasil, quanto no lado da Bolívia”.
O Secretário de agricultura de Rondônia, Evandro Padovani destacou que a amizade e relação comercial entre os dois países progrediu muito nos últimos anos e é positiva para todos. “As tratativas com o país hermano, como nós chamamos, avançou muito, mas nós precisamos fazer a regulamentação e isso cabe ao governo federal. Nós precisamos ter prioridade pra reduzir custos pro nosso produtor.”
O Diretor-geral da ANTAQ, Mario Povia, se mostrou sensível e positivo com relação aos pleitos. Na próxima semana nova reunião será realizada, na Receita Federal, em Brasília, para discutir a regulamentação aduaneira dos TUPs.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!