“Aumento da produção agrícola depende de infraestrutura”, diz Cassol

Especialistas no assunto argumentam que quanto maiores os custos logísticos para transporte da safra menores são o lucro e a competitividade do produto brasileiro.

“Aumento da produção agrícola depende de infraestrutura”, diz Cassol

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O senador Ivo Cassol alertou que as péssimas condições nas estradas e as dificuldades na logística são os principais entraves para o escoamento da produção agrícola brasileira. O desabafo foi feito durante uma audiência pública da Comissão de Agricultura do Senado nesta terça-feira (3) que discutiu os investimentos em infraestrutura para garantir uma melhor competitividade da produção agrícola do país.

 

Especialistas no assunto argumentam que quanto maiores os custos logísticos para transporte da safra menores são o lucro e a competitividade do produto brasileiro. Levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT) aponta que as más condições das rodovias tornam o transporte do milho e soja R$ 3,8 bilhões mais caro.

 

O impacto da dificuldade em infraestrutura tem relação direta com o custo da produção. Na contramão da safra gigantesca do Brasil que em 2017, atingiu mais de 220 milhões de toneladas, os agricultores padecem com estradas em péssimas condições, a deterioração de armazéns, além do crédito caro para estocagem nas fazendas.

 

 

Cassol alertou que o poder público está inchado. O senador defendeu a redução da folha de pagamento de servidores púbicos. O parlamentar também criticou as propostas de privatização da BR 364. “Se o governo federal não der conta de manter a espinha dorsal do pais, melhor entregar, o governo tem que ter a obrigação de manter essas estradas, imagina nós de Vilhena e de Porto Velho, termos que pagar 8 pedágios em 800 km da BR 364. Isso é um absurdo, é algo que tem impacto direto na produção do país”, reagiu.

 

Leite

 

Cassol também aproveitou a audiência para lamentar o tratamento dado pelo governo federal aos produtores de leite no país.  O Senador voltou a criticar a importação de leite do Uruguai, que derruba os preços dos produtores brasileiros. “O setor está em grave crise com essa concorrência desleal. O governo precisa rever esses empréstimos realizados pelos produtores da bacia leiteira, dar mais prazo para os produtores quitarem esses débitos. É inaceitável um litro de leite custar mais barato que uma garrafa de água”, criticou Cassol.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS