ELEIÇÕES 2016 - Candidatos a prefeito debatem sobre setor produtivo
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Evento sediado pela Fiero, com o tema ‘Compromisso integrado, Porto Velho do futuro’ contou com a participação de nove entidades do setor produtivo. E as questionaram os candidatos sobre a solução de diversos gargalos do desenvolvimento de da Capital
Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Federação do Comércio, Serviços, Bens e Turismo (Fecomércio), Câmara dos Dirigentes Lojistas de Porto Velho (CDL), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon); Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB Rondônia); Associação dos Jovens Empresários (AJE); Associação Comercial e Empresarial de Porto Velho (ACEP); Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia (Glomaron) e Seccional Rondônia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Rondônia), participaram na noite desta terça-feira (20) do evento ‘Compromisso Integrado, Porto Velho do Futuro’, que promoveu o encontro dos líderes das instituições representantes do setor produtivo para ouvir as propostas as propostas dos candidatos à prefeitura da capital.
Os sete candidatos ao pleito eleitoral municipal Ribamar Araújo (PR), Pimenta de Rondônia (PSOL), Williames Pimentel (PMDB), Dr. Hildon Chaves (PSDB), Léo Moraes (PTB), Dr. Mauro Nazif (PSB) e Roberto Sobrinho (PT) responderam questionamentos sobre logística, garantia do fortalecimento do agronegócio, educação, saúde, ciência, tecnologia, comercio informal, fomento do turismo, geração de emprego e renda, entre outros temas.
“É preciso repensar a utilização do espaço da Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que pode ser transformado em um local que se torne referência em atração turística de Porto Velho, além de permitir a população usufruir deste espaço”, disse o candidato Ribamar Araújo, do PR. O aspirante ao cargo de gestor municipal enfatizou ainda a necessidade de resolver a questão do comércio informal, transporte público e melhoria da infraestrutura da cidade.
Pimenta de Rondônia, concorrente ao pleito eleitoral pelo PSOL, abordou a questão das parcerias público-privadas. “O gestor precisa entender que não é possível resolver os problemas da cidade nos mais diversos setores, sozinho. As parcerias com as instituições privadas, previstas em legislação, devem ser aproveitadas. Temos vários problemas que poderíamos resolver como a construção do nosso aterro sanitário, melhoria da iluminação pública, oferta de serviços de saúde melhores, entre outros”, pontuou.
Williames Pimentel (PMDB) pontuou que o gestor da cidade “deve trabalhar em prol do fomento da geração de riqueza, cuidando da desburocratização dos processos, licenças, investimento em microcrédito e do marco regulatório que possa criar incentivos para a instalação de novas empresas. Necessitamos ainda criar uma infraestrutura urbanística para organizar o centro comercial de Porto Velho, para quem gera renda e emprega a população continue trabalhando e não fica a margem de um processo de esvaziamento, de crise como estamos vivendo”, explicou.
Dr. Hildon Chaves (PSDB) abordou a temática do investimento em agronegócio. “Precisamos olhar pelo pequeno produtores, tratar da regularização fundiária dos pequenos lotes dos agricultores familiares, que com esta regularização passarão a ter acesso a linhas de financiamento, melhorar as condições de infraestrutura para armazenamento e escoamento da produção. Nós vivemos uma economia de contracheque e para mudar esta realidade o agronegócio é uma alternativa vantajosa e que contribuirá ainda com a geração de emprego e circulação de renda em nossa Capital”, disse.
Léo Moraes (PTB) falou sobre a problemática do mercado informal. “É bem sabido que o comércio informal cresce de forma desordenada, mas isso acontece também pela omissão e falta de interesse da gestão pública. Um exemplo é a Praça Jonatas Pedrosa. São pessoas que precisam sobreviver e necessitam daquele comércio para prover o sustento de sua família. Para resolver esta problemática, primeiro precisamos ter um local adequado para estruturar este comércio. É preciso cadastrar este pequeno comerciante e dar condições para que ele trabalhe e ao mesmo tempo que ele possa pagar seus impostos, promovendo assim uma disputa igualitária no comércio”, propôs.
Mauro Nazif (PSB), atual prefeito de Porto Velho e candidato à reeleição, foi questionado sobre as obras paralisadas em Porto Velho e a precária infraestrutura de Porto Velho. “Nós investimos em compra de máquinas e já fazemos um trabalho intensificado na melhoria da drenagem da cidade, justamente pensando em melhorar a condição da infraestrutura de nossa cidade. Este trabalho será ampliado com a conclusão das obras de drenagem, realização do saneamento básico e trabalhar com a questão do lixo. Ainda precisamos de tempo para fazer mais por nossa cidade”, explicou.
Roberto Sobrinho (PT), ex-prefeito de Porto Velho, respondeu questionamento sobre logística e fortalecimento da indústria. “Ouve-se falar muito sobre a localização privilegiada de Rondônia com acesso ao pacífico e Caribe, porém na prática a atração de novas indústrias não se concretiza. Alguns dos grandes impasses são os investimentos em terminais portuários como o Porto Chuelo e Porto Cujubinzinho. Nosso aeroporto tem que passar a funcionar como internacional e não apenas na fachada. Enquanto não sanarmos estes problemas o desenvolvimento industrial em nossa capital não seguirá adiante”, falou.
Ao final do encontro o presidente do Sistema Fiero, Marcelo Thomé agradeceu aos candidatos pela presença e por se dispor a apresentar de suas propostas. “Tivemos a oportunidade de abordar temas importantes e estratégicos para o desenvolvimento do setor produtivo. Este momento é importante para discutirmos as sugestões que melhorem o ambiente de negócios em nossa cidade e ampliar as possibilidades e caminhos para gerarmos efetivamente desenvolvimento em nosso município que tanto merece mais urbanidade e melhores condições para que a iniciativa privada possa cumprir o seu papel”, concluiu.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!