Léo Moraes é autor de audiência pública que debaterá a 'pílula do câncer'

Léo Moraes é autor de audiência pública que debaterá a 'pílula do câncer'

Léo Moraes é autor de audiência pública que debaterá a 'pílula do câncer'

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O deputado Léo Moraes (PTB) é autor do requerimento à Mesa Diretora que solicita a realização de audiência pública a ser realizada no dia 07de abril, às 15h, no Plenário da Assembleia Legislativa.

O objetivo, segundo o parlamentar, é ouvir e debater as demandas dos movimentos e associações que visem o combate ao câncer no Estado. As providências adotadas pelo governo Federal sobre o medicamento fosfoetanolamina, também será um dos pontos altos a serem discutidos durante o ato.

Léo Moraes destacou que a substância, na visão dos defensores, é uma forte arma contra a doença, atualmente chamada de “pílula do câncer”. A pílula  foi desenvolvida pela Universidade de São Paulo (USP).

O medicamento ganhou holofotes depois que vídeos foram viralizados nas redes sociais, onde se atribuía a cura do câncer ao remédio, mas que o mesmo estava proibido de ter sua distribuição gratuita efetivada pela Justiça brasileira.

“A saúde é um direito fundamental do der humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”, declarou Léo Moraes.

O parlamentar ressaltou que a Constituição Federal garante o acesso universal e igualitário,às ações e serviços para a promoção e recuperação da saúde, assegurando portanto, a sua proteção nas órbitas genérica e individual.

“O simples fato de um medicamento ou tratamento ser caro, ou não estar incluído no protocolo do SUS, não é justificativa para a sua não concessão”, frisou o deputado.

Para Léo, diante de sua função fiscalizadora, o Poder Legislativo não pode se furtar de inquirir às autoridades publicas sobre questões que refletem diretamente sobre a realidade cotidiana da população de Rondônia.

Porém, o deputado disse ser razoável o estabelecimento de critérios e parâmetros, haja vista que todo o sistema do SUS e a saúde da população, não podem ser colocados em risco em razão de medicamentos experimentais ou mesmo não autorizados pela Anvisa.

Desta forma, considerando o assunto controverso e polêmico entre os vários setores da gestão pública do país, o parlamentar solicitou a realização da audiência pública para que todos possam ser esclarecidos sobre os fatos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS