OPINIÃO DE PRIMEIRA - Por Sérgio Pires
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
PÓS DILMA, EM QUEM PODEREMOS CONFIAR PARA NOS GOVERNAR?
O dólar disparou. A inflação deve chegar ao dobro do previsto para 2015. Ficará em torno de 9,5 por cento. A economia naufraga, porque apesar do povo trabalhar cada vez mais e pagar sempre mais impostos, o governo não faz sua parte. Fragilizada, não é prioridade da presidente Dilma Rousseff salvar o Brasil, mas salvar a si mesma e ao seu mandato, que está por um fio. É por isso que não se ouve reação no Congresso e no poder central sobre a extrema violência que assola o país; a tragédia que ceifa milhares de vidas; as decisões judiciais, baseadas em leis antidemocráticas, porque valorizam o mal e dão guarida e proteção a criminosos; as quadrilhas que usam menores para os crimes mais brutais, amparados por um Estatuto que é, antes de tudo, contra a sociedade brasileira. Dilma e os congressistas tratam apenas de política, de quem vai ficar com qual ministério, quem vai apoiar quem e quem vai ficar ao lado dela, para que não perca o seu mandato. A economia sucumbe, a indústria diminui sua produção mês a mês; o desemprego salta a patamares preocupantes; as mordomias dos políticos se ampliam e a população de bem, além de suar e tentar sobreviver do seu trabalho (quem o tem), ainda tem que ficar trancada em casa, para se proteger dos criminosos que estão a solta. E os que não estão nas ruas estarão em breve, porque para que eles voltem às ruas é que a maioria das leis são feitas.
Por aqui, temos que ficar atentos e sermos cuidadosos. Mesmo assim, ainda corremos risco, porque do jeito com que Brasília governa esse país, em breve estaremos também no redemoinho negativo. Pior de tudo: mesmo que Dilma sair, nosso futuro tende a ser muito ruim. Em que político poderemos, nesse momento, confiar nosso futuro? Infelizmente, todos sabemos que a resposta é: nenhum. Lamentável!
TERRA DIFERENCIADA
Em Rondônia, ao menos até agora, as coisas estão menos ruins. O governo está pagando os salários rigorosamente em dia. Nesta sexta, por exemplo, cinco dias antes do fim do mês, paga setembro. Já tem dinheiro em caixa para a segunda parcela do 13º terceiro. O agronegócio vem mantendo nosso Estado com um crescimento muito acima da média nacional. Só estamos sofrendo, principalmente, no que dependemos da União. Obras federais paradas, empreiteiras que nunca recebem e por aí vai. Temos que abrir o olho: ainda somos uma terra diferenciada.
PREFEITOS FORA
A situação dos prefeitos rondonienses (e centenas deles Brasil afora!), está cada vez mais complicada. Afora o Pdre Franco, de Cacoal, que por duas vezes bateu na trave e acabou não sendo afastado pela Câmara, há vários outros já sendo investigados ou já afastados. De Jaru, a prefeitura Sônia Cordeiro enfrenta uma dura oposição na Câmara, que a afastou temporariamente do cargo. Em Nova Brasilândia, foi o prefeito Gerson Neves fica fora do cargo por um mês. Agora, o jovem prefeito de Monte Negro, Júnior Miotto, teve os bens bloqueados por suspeita de gastos exagerados. A má notícia para Suas Senhorias que comandam municípios: vem muito mais por aí!!
SIGLAS DE ALUGUEL
De olho na campanha do ano que vem, políticos conhecidos começam a dominar pequenos partidos, aqueles que servem como siglas de aluguel e mudam de lado de acordo9 com quem oferecer mais. Um deles é o PMN, que está trocando de dono. Saiu um e entra outro desses líderes políticos que todos conhecem. Muitos amigos e correligionários saem de uma sigla maior e entram na menor, que obviamente será aliada, lá na frente, na hora das eleições. Já existem 34 partidos no país, a maioria deles sem nexo e sem rumo. Apenas balcões de negócios. E ainda devem ser criados pelo menos mais uma dezena. Lamentável!
AO MENOS É DIFERENTE!
Aparentemente (e ao menos até agora), uma exceção à essa regra é o Partido Novo,. Recém criado, ele tem em seu ideário algumas coisas completamente diferentes na política brasileira, acostumada a viver de dinheiro público, benesses e parcerias que de ideológica nada têm. O Partido Novo, por exemplo, não aceita coligações. Com ninguém. Também é totalmente contra o tal Fundo Partidário, uma teta mamada por centenas e centenas de políticos que não têm voto, mas conseguem muita grana. Ainda: nada de receber nomes que já estão há anos na vida pública. O partido, como seu nome, quer caras novas e não tem nenhuma perspectiva de chegar ao poder ou eleger alguém tão cedo. Vamos ver no que vai dar...
OLHA O CORAÇÃO!
Cardiologistas de todo o Brasil vão promover uma campanha para orientar a população como identificar alterações nos batimentos cardíacos, que podem ser indicativos de arritmias cardíacas e de doenças cardíacas. Com o tema “Tome uma medida de pulso” médicos e profissionais da área de saúde vão orientar como medir a frequência cardíaca de forma bastante simples: pela medição dos batimentos no pulso. Em Porto Velho o evento acontece neste domingo, das 16 às 18 horas, no Espaço Alternativo. Iniciativa é da Sociedade de Cardiologia da Capital.
PERGUNTINHA
Quando será entregue, finalmente, o novo prédio do Shopping Cidadão, no centro de Porto Velho, que está pronto há longo tempo, mas que até agora não reabiu suas portas?
Leia o Blog: www.opiniaodeprimeira.com.br
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!