Deputado Federal Lúcio Mosquini é absolvido pelo STF

Deputado Federal Lúcio Mosquini é absolvido pelo STF

Deputado Federal Lúcio Mosquini é absolvido pelo STF

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em decisão unânime na sessão desta terça-feira a Segunda Turma do Supremo Tribunal absolveu o deputado Federal Lúcio Mosquini (PMDB/RO) por considerar que não houve prática de qualquer delito por parte do então candidato na Ação Penal (AP) 904.
Consta dos autos que, durante a corrida eleitoral de 2014, Mosquini realizou ato público sendo, por esse fato, acusado pela prática do delito previsto no artigo 347 do Código Eleitoral. A denúncia foi recebida pela Justiça eleitoral em Jaru (Rondônia) e, após a diplomação de Mosquini como deputado federal, os autos foram remetidos ao STF, em razão do foro por prerrogativa de função.
Na questão de ordem, o relator da AP, ministro Teori Zavascki, votou no sentido de acolher manifestação do Ministério Público Federal para absolver o parlamentar. De acordo com a jurisprudência da Corte, frisou o ministro, a ordem judicial a que se refere o dispositivo deve ser dada diretamente, de forma individualizada, ao agente, o que não aconteceu no caso. A ordem do juiz eleitoral supostamente descumprida foi dada por meio de ofício-circular, não sendo direcionada formalmente apenas para o acusado, mas de forma geral, para todos os candidatos e munícipes.
O próprio Ministério Público Federal diz que não há informação, nos autos, de que o candidato tivesse tomado ciência da proibição, de que tivesse recebido o citado ofício, e de que teria deliberadamente descumprido a ordem, revelou o relator ao votar pela absolvição sumária do parlamentar, com fundamento no artigo 397 (inciso III) do Código de Processo Penal.
"Esta decisão unânime do STF é mais uma demonstração da lisura do nosso comportamento no pleito eleitoral do ano passado. Uma decisão que restabelece a Justiça e nos dá ainda mais tranquilidade para a condução do mandato em favor do povo rondoniense", comentou Mosquini.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS