SINASER agradece ao Secretário Domingos e Prefeito pelo ajuste do piso salarial

Estas conquistas envolveram a participação de muitos líderes, principalmente da agente Simone Gonzaga Branco, que representa o Sindicato dos Agentes de Saúde do Estado de Rondônia em Porto Velho.

SINASER agradece ao Secretário Domingos e Prefeito pelo ajuste do piso salarial

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Porto Velho é um dos cinco municípios brasileiros que passou a pagar os agentes de saúde e os agentes de endemias em conformidade com o piso salarial estabelecido pelo Governo Federal. Esta é uma afirmação do secretário municipal de Saúde (Semusa), Domingos Sávio. Ele explicou que o prefeito Mauro Nazif resolveu efetuar os pagamentos de acordo com o piso salarial estabelecido, apesar de que o Ministério da Saúde ainda não tenha feito os repasses correspondentes à resolução. “A lei foi publicada, mas há alguns detalhes que não estavam previamente estabelecidos. Nós estudamos a possibilidade de efetuar os pagamentos e discutimos o assunto com o prefeito. Ele resolveu assumir. Já recebemos as informações dos responsáveis pela Folha de Pagamentos do município. Neste pagamento de dezembro já estão sendo computados os valores com o retroativo referente à data de publicação da lei”, informou.

Os valores repassados pelo município para a realização dos pagamentos dessas categorias de acordo com o novo piso salarial deverão ser repostos quando o Ministério da Saúde fizer os repasses correspondentes à instituição da lei. “Somente cinco municípios brasileiros assumiram esse tipo de pagamento. O prefeito Mauro Nazif determinou que isso fosse pago com recursos próprios do município, independentemente dos repasses do Ministério da Saúde, porque ele é sensível aos anseios dos funcionários”, disse Domingos Sávio.

Em relação aos valores correspondentes ao Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), o secretário comentou que está acontecendo um sério problema. “No ano passado, das cinquenta e seis Equipes de Saúde da Família cadastradas na Semusa, trinta e seis tiveram conceito bom nas avaliações. Por incrível que pareça, nas duas avaliações já realizadas neste ano, uma pela Universidade Federal de Rondônia e outra pela Universidade Federal do Mato Grosso, as equipes ficaram entre regular e bom na primeira e entre regular e ruim na última. Estamos correndo o risco de que haja até equipes desabilitadas, de forma que estamos trabalhando, estamos conversando com os enfermeiros, estamos tentando ver o que fazer para a melhoria desses conceitos. Esperamos que na terceira avaliação as equipes recebam conceito Bom, a fim de que possa haver o prêmio de pagamento de final de ano. Se continuar como está, não se poderá premiar equipes que caíram de produção”, esclareceu.

Sobre o pagamento do 14º salário, o secretário disse ser ele independente de outros benefícios, que se trata de uma lei a ser cumprida e que, portanto, seu pagamento nada tem a ver com as questões do PMAC-AB ou com outros assuntos. O pagamento do PMAC-AB é feito em virtude do bom desempenho das Equipes de Saúde da Família. O recurso pode ser usado cem por cento para gratificar ou cem por cento para custear materiais e equipamentos nas Unidades Básicas de Saúde. “No ano passado, em função do bom desempenho das equipes, o prefeito repassou todos os valores na forma de bonificação aos profissionais. Não foram adquiridos insumos para os serviços com esses valores. Neste ano, porém, a realidade que estamos vendo é outra. Vamos aguardar a terceira avaliação. Inclusive, pedimos às equipes que se dediquem para que as notas sejam melhores. Que se reúnam e discutam. Que vejam quais foram os problemas e que melhorem a terceira nota para que todos possam se beneficiar do programa”, destacou o secretário.

Estas conquistas envolveram a participação de muitos líderes, principalmente da agente Simone Gonzaga Branco, que representa o Sindicato dos Agentes de Saúde do Estado de Rondônia em Porto Velho.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Como Jogar Fortune Tiger

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS