Senado divulgou hoje, 7 de outubro, o resultado do 7º Concurso de Redação do Senado Federal com o tema “Se eu fosse Senador...”. Os 27 alunos selecionados, um de cada unidade da Federação, atuarão como jovens senadores em Brasília, no próximo mês de nove
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A comissão julgadora do Jovem Senador 2014 se reuniu na manhã desta terça-feira, no Senado Federal, e escolheu os três melhores textos do país entre um universo de 51.966 redações apresentadas.
O grupo foi composto por um representante do Ministério da Educação - MEC, Maria Beatriz Ramos de Vasconcelos Coelho, um do Conselho Nacional dos Secretários de Educação – Consed, Carla Cristhine Soares Fonseca Ramos e pelos seguintes servidores do Senado Federal: Dario Alberto de Andrade Filho e Fabiane Queiroz pela Consultoria Legislativa, Daniel Benzaquen Habib e Débora Silva Barroso Pais pelo Instituto Legislativo Brasileiro e Fernanda Damiani Costa, pela Secretaria-Geral da Mesa.
A estudante Nathalia Lima Janones, do Mato Grosso, venceu está edição do certame com a redação "Uma Educação que transforma”. Em segundo e terceiro lugar ficaram, respectivamente, com Ana Paula Schwengber, do Estado de Rondônia, com a redação “Honra e Honestidade” e Maria Jéssica Silva de Almeida, de Pernambuco, com a redação “Lei boa é lei cumprida”.
Em 2014, o Jovem Senador 2014 mobilizou 103.650 alunos matriculados no ensino médio de escolas públicas estaduais em todo o país, com até 19 anos. Nesta edição, os professores orientadores das redações selecionadas serão premiados com uma viagem a Brasília e acompanharão seus alunos, participando de uma programação específica na capital. Ao todo, o Jovem Senador contou diretamente com a mobilização de 3.524 professores orientadores.
Os primeiros colocados foram escolhidos num universo de 27 redações, uma por unidade da Federação. Os textos passaram por duas seleções: uma na escola e outra na Secretaria de Educação do Estado e do Distrito Federal.
O diretor e um professor da Escola Estadual União e Força, de Cáceres – MT, também virão a Brasília para receberem quatro computadores desktops de uso coletivo da instituição. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Buriti, da cidade de Buritis-RO e a Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias, da cidade de Surubim-PE, também serão premiados, respectivamente, com dois e um desktop(s) para uso coletivo.
A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 18 de novembro no Senado Federal. A legislatura tem início com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa e se encerrada com a redação dos autógrafos, aprovação dos projetos e a consequente publicação no Diário do Senado Federal.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!